Carequinha – Compacto 45 rpm (1963)

Olá, amigos cultos e ocultos! Entre os muitos disquinhos de 7″ que selecionei para nossa mostra está o inesquecível Carequinha. Digo inesquecível para aqueles como eu que foram crianças no tempo desse palhaço. Eita, que eu sabia cantar tudo isso de cor e salteado. Com certeza muitos de vocês também, não é mesmo? Então, segue aqui um compacto, que se não me falha a memória foi lançado em 1962, ou 63. Os compactos ainda nesta época eram de 45 rpm e traziam a opção furinho ou furão, o furão era adotado nos compactos importados. Aqui no Brasil, segundo contam e já contamos por aqui, os compactos passaram a ser de 33 rpm por conta do mineiro Pacífico Mascarenhas. Ao que contam, Pacífico conseguiu convencer o produtor fonográfico Harry Zuckerman a transformar o compacto de 45 rpm em 33. Assim a Companhia Industrial de Discos (CID) criou o primeiro compacto rodando em 33 rpm.
Mas, voltando ao Carequinha, temos aqui este compacto duplo (com duas músicas de cada lado), trazendo gravações lançadas originalmente em 1961, em discos de 78 rpm. Essas gravações também constaram nos lps que vieram a ser lançados ainda naquela década.
 
rock do ratinho
escolinha do carequinha
canção da criança
canção da primeira comunhão
 
 
.

A Festa Do Natal (1974)

Boa noite a todos, amigos cultos e ocultos! Como já estamos bem próximos do Natal, aqui vai um disquinho para comemorar, A Festa do Natal, uma coletânea de sucessos lançada originalmente pela Copacabana em 1959. Em 1974 o disco voltou a ser relançado, através do selo Som. Aqui encontramos Angela Maria, Altamiro Carrilho, Carequinha, Agnaldo Rayol. Inezita Barroso, Jairo Aguiar, Golden Boys e Os Titulares do Ritmo, todos apresentado um tema de Natal. Na verdade esta é uma seleção com músicas natalinas extraídas de discos desses artistas. Disquinho bacana que não poderia faltar nesta data. Confiram no GTM…
 
oração – angela maria
meu bom papai noel – carequinha
o primeiro natal – agnaldo rayol
cantiga de natal – jairo aguiar
entrai pastorinhas – inezita barroso
o tannenbaum – os titulares do ritmo
sino de belém – os titulares do ritmo
missa do galo – carequinha
eterno natal – agnaldo rayol
vinde pastores – jairo aguiar
natal as crianças – the golden Boys
boas festas – altamiro carrilho e sua bandinha
 
.

Vários – É Sempre O Papai (1960)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Eu estava mesmo esperando o dia de hoje chegar para postar este lp. Não fosse meu filhote vir logo cedo com um baita sorriso e um presente na mão, eu talvez nem me lembraria que hoje é o Dia dos Pais. Aliás, o que eu não lembraria é deste disco, pois o mesmo ficou na gaveta esperando a sua hora. E comigo, tudo que fica no aguardo, corre sempre o risco de passar batido, passar do tempo… Mas felizmente eu me lembrei 🙂
Segue então o lp “É sempre o papai”, álbum lançado pela gravadora Copacabana em 1960, seguindo a mesma onda da RCA Victor, que no ano anterior havia lançado uma coletânea assim com alguns dos artistas da casa. A Copacabana fez o mesmo e lançou em 1960 este álbum, explorando o tema do Dia dos Pais. Reuniu alguns de seus melhores e mais populares artistas para conceber esta coletânea com onze faixas, todas com referência ao Papai. Como podemos ver logo a baixo, na relação, temos um grupo de artistas dos mais queridos do público e um repertório pontual, do Papai!
Sendo o Toque Musical um espaço onde também se escuta música com outros olhos, eu não poderia deixar de comentar esta curiosa capa. Vejam vocês, isso lá é jeito de segurar uma criança? Ou melhor dizendo, não podiam ter feito uma fotografia um pouquinho diferente? A impressão que passa é a de um homem espremendo a criança. Com aquelas duas mãozonas na frente, parece até que ele está agredindo, ao invés de brincando. Será que ninguém percebeu isso na época? Ou será que naquela época ninguém se ligava nisso? Ah… vai entender… Feliz Dia dos Pais!

apresentação – floriana faissal
o sorriso do papai – carequinha, altamiro carrilho e côro infantil
meu pai – adelaide chiozzo e côro do club do guri
papai resolve – carequinha, altamiro carrilho e côro infantil
papai, mamãe e eu – angela maria
alô papai – jorge veiga
é sempre o papai – carequinha e jorge veiga
deus te abençoe papai – angela maria e joão dias
o presente do papai – sonia delfino e côro do club do guri
papai é o maior – carequinha, altamiro carrilho e côro infantil
dia do papai – zilda martins
.

Carequinha – Os Grandes Sucessos Do Carequinha (1961)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Começamos logo cedo, porque a fila não pára e o tanto de coisa que eu tenho para fazer, talvez não me permita a postagem mais tarde. Trago para hoje o nosso tradicional palhaço Carequinha. Ele já fazia sucesso antes de eu nascer e na minha infância foi figura muito importante e querida. Eu sabia quase todas as músicas que ele cantava. Aliás, quem dessa geração não curtiu o Carequinha, não é mesmo? Segue aqui então este lp, lançado originalmente em 1961 pela Copacabana, reeditado em 1975. Nele, como se pode ver pela capa, encontraremos os seus maiores sucessos fonográficos, as 10 mais do Carequinha :), que vem sempre acompanhado por Altamiro Carrilho e o Coral Infantil de Irany de Oliveira. Sobe a lona, o espetáculo vai começar!

rock do ratinho
história de gago
parabéns, parabéns
menino legal
valsa da mãe preta
o bom menino
escolinha do carequinha
canção da primeira comunhão
canção da criança
alma de palhaço
.

Carequinha No Parque Shanghai (1961)

Como eu havia prometido, aqui está o disco do palhaço Carequinha. Embora seja um álbum humorístico, é também um trabalho voltado para o público infantil. Infantil de 50 anos atrás, é bom lembrar. A meninada de hoje em dia está em outra… acho que não se interessam mais por coisas assim. Vale mais como uma recordação para aqueles que foram crianças naquela época.
Temos assim o famoso palhaço Carequinha, que encantou, provavelmente, umas três ou quatro gerações. Neste lp temos o palhaço interpretando, ao lado do Coral Infantil de Irany de Oliveira, com orquestração do maestro Pachequinho, doze canções de autoria de Getúlio Macedo e Hamilton Sbarra, cujo o tema é o parque de diversões. Mais especificamente o tradicional Parque Shangai do bairro da Penha, no Rio. Ele foi criado em 1919 e talvez tenha sido o primeiro parque temático com brinquedos no Brasil.

é diversão
carroussel
viagem a lua
trem fantasma
auto pista
chicote americano
bicho da seda
roda gigante
brinquedos infantis
montanha russa
chicote maluco
boa noite do parque shangai