Sivuca E Rildo Hora – Sanfona E Realejo (1989)

Muito boa noite, amigos cultos e ocultos! Como vocês já devem ter reparado no GTM, os nossos ‘toques’ estão vindo agora com senha e essa acompanha a postagem no grupo. Parece meio idiota e sem sentido fazer isso, ou mesmo uma chatice a mais  para se acessar o disco. Mas isso tem uma razão e eu explico. Acontece que muitos dos arquivos hospedados no Depositfiles ultimamente, tem sido apagados ou mesmo restritos. E eu só fico sabendo disso se alguém comenta. Creio que esses arquivos que a gente hospeda nesses sites, ficam, na verdade, muito expostos e a mercê da vontade e interesse de seus adminstradores. Eles, no fundo, não estão ligando à mínima para o conteúdo, desde de que esse não venha a lhe trazer problemas. Se der ‘ibope’, ainda melhor. Mas o certo é que contas ‘free’ estão sempre sujeitas a invasão e periodicamente são vasculhadas e quando acham por bem, bloqueiam ou apagam o que bem lhes interessar. Para evitar um pouco ou dificultar o monitoramento, descobri que pondo senha no arquivo compactado, dificulta a ação dos censores. Por isso temos agora a tal senha, ok?
Bom, para fechar bem a semana, ou dar início a uma nova, anuncio aqui o disco do domingo. Vamos hoje com o saudoso Sivuca ao lado de Rildo Hora. Um encontro da sanfona com o realejo. Realejo aqui no caso é um outro nome dado à gaita de boca, ou harmonica. Neste lp vamos encontrar os dois artistas muito a vontade, apresentando um repertório dos mais agradáveis. Entre temas autorais, temos também músicas de Caetano Veloso, da dupla Milton Nascimento e Fernando Brant, do grupo Boca Livre, Moraes Moreira, Jacob do Bandolim e por aí a fora… Um bom disco que sempre vale a pena ouvir de novo 🙂 confiram…

o amanhã
forró do abc
toada
sanfona e realejo
san vicente
forró bachiano
espraiado
os meninos da mangueira
você é linda
.

Rildo Hora – O Tocador De Realejo (1987)

Olás! Cá estamos de volta. Aos trancos e barrancos, vou recuperando o fôlego. Entre uma folguinha e outra vão saindo as postagens com o melhor da gaita nacional. E até que eu me reestabeleça, vamos com as reservas da gaveta 😉
Temos para hoje outra fera da gaita de boca, o excelente Rildo Hora. Para quem não conhece, Rildo é gaitista, compositor, arranjador e produtor musical. Está na estrada não é de hoje e já tocou com muita gente importante e passou por diversos caminhos das trilhas musicais. Já trabalhou com João Bosco, Luiz Gonzaga e Fagner. Alguns dos maiores nomes do samba como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e muitos outros, são artistas cujos os discos já foram assinados por ele. Como músico e compositor, na linha de frente, tem gravado discos que são sempre festejados.
“O tocador de realejo” é um de seus discos mais bonitos. Realejo é o nome que se dá a gaita no nordeste e pelo jeito é como Rildo prefere chamar o instrumento. Neste álbum ele toca além de composições próprias, músicas de Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Zé Dantas e Luiz Gonzaga. Tocam com ele as feras que nem preciso dizer o nome, estão na capa! Há também a presença do seu filho, Misael Hora. Os dois tocam junto a série “De pai para filho”, muito bonita!
Este álbum Rildo dedica ao gaitista Manoel Xisto, mais conhecido como Fred Williams.

arara
sinha tô
chorinho pra ele
morro velho
algodão
canto de sede
xengo
o ovo
brabeira
de pai para filho – a meu filho misael
coe coe – ameu filho ziraldo
cafuza – a minha filha patrícia