Rosana Toledo – Sorriso E Lágrimas (1961)

Olá amigos cultos, ocultos e associados! As postagens, a partir de agora não terão de imediato aquele ‘toque’ no GTM. Eu agora só colocarei o link do arquivo para o Grupo, mediante a uma solicitação.
Ufa! Finalmente terminei os meus ‘sete trabalhos’ do mês. Sei que outros virão, mas agora eu quero mesmo é chocolate, uma pausa para o descanso e muita música para ouvir e compartilhar. Hoje, eu vou ainda acelerando e aqui com um disco já postado em outros blogs. Este é mais um daqueles meus ‘arquivos de gaveta’, sempre prontos para uma emergência. Como estou ‘pregado” (trabalhei hoje o dia inteiro), vou catando o primeiro que aparecer. Temos aqui o segundo disco gravado pela cantora mineira Rosana Toledo. Lançado em 1961, pela RCA Victor, o álbum nos apresenta um repertório romantico, onde úma boa parte das músicas são de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Mas também tem espaço para composições próprias, ao lado da irmã, Maria Helena Toledo, ou do marido, Luiz Bonfá. Duas músicas de Fred Chateaubriand e Vinícius de Carvalho. Além “Nosso amor, fim de tristeza”, de Baden e Vandré e “Tristeza de nós dois”, de Durval, Bebeto e Maurício.
Vão conferindo aí, que eu de cá quero mais é uma boa cama. Namorem aí, se acharem por bem, me avise para aquele ‘toque musical’ no GTM 😉

eu e tu
se houver você
maldade
me leva pra longe
canção do amor perdido
saudade vem correndo
saudadezinha
quando existe adeus
nosso amor fim de tristeza
se ele pergunta
ninguém chora por mim
tristeza de nós dois

Rosana Toledo – Momento Novo (1964)

Começo hoje, no domingo, uma semana dedicada às cantoras. Farei o possível para trazer até vocês dois álbuns por dia (presentão, heim?). Tenho aqui algumas que selecionei e que por certo, entre essas, haverão aquelas que já foram postadas por outros blogs. Mas mesmo assim irei postá-las porque me deu um trabalhão todo o preparo, além de serem os discos que tenho à mão. Eu sinceramente me cansei de ficar checando se um determinado álbum já foi ou não apresentado em outros blogs. Não quero copiar ninguém, apenas colocar no meu blog os discos que gosto, quero ou os que me pedem. Acho que repetir, nessas condições, só faz reforçar a presença. Assim vou começar reforçando a presença de Rosana Toledo, neste álbum que como o título mesmo diz, traz um momento novo, a Bossa Nova. Rosana vem com um repertório recheado de composições finas, inclusive com composições da irmã Maria Helena e do cunhado Luiz Bonfá. Isso sem falar em Bôscoli, Menescal, Jobim e mais… Para fazer esse disco ficar ainda melhor, temos os arranjos e orquestração do maestro Gaya. Um disco realmente muito bom que vale a conferida, para aqueles que ainda não o ouviram.

hoje é dia de amor
inútil paisagem
recomeço
quanto custa amar
a tarde sorriu pra mim
adriana
momento novo
ama
pequeno olhar
mar à mar
encanto triste
só tinha de ser com você

Rosana Toledo – A Voz Acariciante De Rosana Toledo (1960)

Achei de postar este disco porque ontem, conversando com meu primo, ele me falava que a Rosana Toledo era nossa vizinha e que foi a minha tia quem fez o primeiro vestido para ela se apresentar na antiga TV Itacolomi. Assim, em homenagem aos bons tempos, às boas lembranças e à minha querida tia Zizinha, vamos ouvir um pouco a Rosana Toledo.
Mineira de Belo Horizonte, nascida em 1934, iniciou sua carreira junto com a irmã Maria Helena Toledo (que casaria com Luiz Bonfá). Na década de 50 seguiu carreira solo, consagrando-se com a Sonata Sem Luar. Apesar de cantora romântica, seu estilo de cantar e sua voz tornaram natural sua participação na bossa nova. Em 1975 participou do Projeto Minerva “100 Anos de Música Popular Brasileira”. Em 1986 recriou, num tributo à Custódio Mesquita, pela Funarte, Noturno em Tempo de Samba e Saia do Caminho.

01-Sonata sem luar (Freddy Chateaubriand/Vinicius de Carvalho)
02-Poema Azul (Sergio Ricardo)
03-Samba triste (Baden Powell e Billly Blanco)
04-Noite triste sem ninguém (Freddy Chateaubriand/Vinicius de Carvalho)
05-Canção simples ( Adolfo MacLevervsky)
06-Elegia ao violão (Freddy Chateaubriand/Vinicius de Carvalho)
07-Tete (Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli)
08-Canção que morre no ar (Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli)
09-A canção é você (Freddy Chateaubriand/Vinicius de Carvalho)
10-Relógio da saudade (Sergio Ricardo)
11-Canção de ninar gente grande (Antonio Maria e Evaldo Gouveia)
12-Solidão a dois (Freddy Chateaubriand/Vinicius de Carvalho)