Araken Peixoto – Um Piston Dentro Da Noite (1986)

A quem possa interessar… tenho aqui o pistonista Araken Peixoto, irmão de Cauby, em um belíssimo trabalho lançado em 1986 pelo selo Estúdio Eldorado. “Um piston dentro da noite” é um álbum onde Araken toca 11 temas clássicos da música popular americana, incluindo “Bonita”, música de Tom Jobim. Neste álbum, outro irmão de Araken, o pianista Moacyr Peixoto, também participa do disco.
Araken Peixoto, após este disco gravou mais dois com o mesmo título, volumes 2 e 3. O segundo nós já postamos aqui a algum tempo atrás. Numa próxima ocasião nós publicaremos também o terceiro volume.

as time goes by
who needs forever
nature boy
estate
you’re my thrill
it ain’t necessarily so
someone to watch over me
bewitched
flamingo
you must believe in spring
bonita
.

 

Araken Peixoto – Ontem E Hoje (1962)

Hoje eu serei brevíssimo, estou indo a uma festa e não sei que horas volto. Em compensação, vou deixar vocês muito bem acompanhados com o Araken Peixoto, num disco produzido Djalma Ferreira e seu selo Drink. Lançado em 1962, o álbum nos traz doze faixas saborosas (como diz um amigo meu).  Tenho certeza que vocês vão pedir, assim, já deixo avisado: amanhã, ta lá 😉

zé da calça curta

sukiyaky

around the world

doce amargura

pra seu governo

devaneio

é de briga

smile

ternura antiga

la puerta

ruby

teia da renda negra

Araken Peixoto – Um Piston Dentro Da Noite Vol. 2 (1987)


Bom dia! Levemente recuperado do domingão, aqui vou eu para a segunda-feira enfrentar os bichos e as ‘bambis’ saltitantes que hoje circulam pela cidade felizes da vida. Mas não tem nada não… toda araruta tem seu dia de mingau.
Deixemos a araruta e as ‘bambices’ de lado, vamos ao disco do dia. Hoje temos a presença do pistonista Araken Peixoto, irmão do Cauby. Araken era um músico da noite, sempre foi. Gostava de tocar em casas noturnas do eixo Rio-SãoPaulo. Era um instrumentista com um toque ao estilo americano, redondo e limpo. Faleceu no ano passado aos 77 anos.
Depois do sucesso de “Um piston dentro da noite” gravado em 1986, Araken resolveu dar sequência, lançando no ano seguinte este que é o volume dois. Como no primeiro, ele conta com a participação especial do irmão Moacyr Peixoto ao piano. Tocam também Evaldo Rui Guedes no contrabaixo e Ricardo Vaz Teixeira na bateria. Um disco totalmente acústico e, cá pra nós, o melhor da série que se estendeu (acho) até o volume 4. Neste podemos encontrar as seguintes pérolas…

balada triste
folha morta
gente humilde
chuvas de verão
o amor em paz
se queres saber
apelo
franqueza
meditação
na batucada da vida
nossos momentos
bom dia tristeza

Quando Os Peixotos Se Encontram – Cauby, Moacyr, Araken e Andyara Peixoto – (1957)

Eu fico impressionado de ver como o Cauby Peixoto dá ‘ibope’ por aqui. Aliás deve ser em qualquer lugar. Ele, sem dúvida, é um dos nossos maiores cantores e ainda hoje tem uma legião de fans, admiradores (literalmente) em todos os cantos.
Diante disso, estou trazendo agora uma dose reforçada de Peixoto, para provar que talento também está no sangue. Temos aqui os irmãos Peixotos – Cauby, Moacyr, Araken e Andyara – neste álbum que é uma jóia rara. (eu tinha este lp da época do relançamento nos anos 80, mas não achei, daí ficamos com o original de 57 e seus estalinhos)

só louco
love is a many splendored thing
valsa de uma cidade
my funny valetine
a voz do morro
si tu partais
only you
anema e cuore
carinhoso
canção do mar
tio nonô
a foggy day