Melodias de Terreiro – Pontos e Rituais (1955)

Olá, meus amigos cultos e ocultos, boa noite! Estou trazendo hoje um disco que eu acho muito bacana e também por ser uma edição importantíssima da fonografia nacional. “Melodias de Terreiro – Pontos Rituais” foi o primeiro disco do gênero lançado no Brasil. E para tanto, seus produtores decidiram convidar cinco grandes nomes da música popular, segundo o texto de contracapa, profundos conhecedores, para interpretar as melodias de Terreiro e os Pontos Rituais: Lenita Bruno, Ataúlfo Alves, Jorge Fernandes, Leo Peracchi e Heitor dos Prazeres. Pelas imagens podemos de imediato ter todas as devidas informações. Taí, um disco que merece a nossa atenção. Não é atoa que tem maluco pedido até 900 pilas, no Mercado Livre. Mas aqui vocês conferem no GTM…

aruanda – jorge fernandes e leo peracchi
agô-iê – ataulfo alves
oxum-maré – lenita bruno, jorge fernando e leo peracchi
nêgo véio – heitor dos prazeres
congo – lenita bruno, jorge fernandes e leo peracchi
pai joaquim d’angola – ataulfo alves
ogum-yara – jorge fernandes e leo peracchi
vamos brincar no terreiro – heitor dos prazeres

.

Heitor Dos Prazeres E Sua Gente (1957)

Em homenagem ao meu amigo Claudinei, grande pesquisador da MPB e também em virtude do seu atual trabalho, estou postando este disco do fabuloso Heitor do Prazeres. Com certeza este álbum servirá de complemento para seus estudos sobre este compositor carioca.
Heitor dos Prazeres foi um artista que se dedicou tanto a música quanto à pintura. Sua obra musical e sua pintura têm a mesma relevância. Como artista plástico (pintor), tem em sua obra o cotidiano da vida no Rio de Janeiro. Sua pintura primitiva tem cores claras e brilhantes. As favelas, as mulatas e as rodas de samba são seus temas recorrentes. Na música também não foi diferente. Suas composições, sambas e marchinhas, também estão intimamente ligados à vida nos morros do Rio antigo. Teve também uma importância fundamental na criação das escolas de samba.

01 – Nada de Rock Rock
02 – Madureira
03 – Vem Pro Samba, Mulata
04 – Cheguei, Mocada
05 – Mulher de Malandro
06 – Êta Seu Mano
07 – Tudo Acabado
08 – Pierrot Apaixonado