Som Imaginário – Equipe Mercado – Módulo 1000 – Tribo (1971)

A quem possa interessar… Aos amigos cultos e ocultos… Eu hoje estou postando este disco em forma de homenagem póstuma ao grande guitarrista, Daniel Cardone, que faleceu há alguns dias atrás. Fiquei chocado com a morte dele, pois sempre acompanhava a suas postagens no Facebook. Fiquei alguns dias sem entrar e logo ao abrir dei de cara com essa péssima notícia. Muito chato. Cardone era integrante do Módulo 1000, banda conceituadíssima no início dos anos 70.
Segue aqui este lp reunindo quatro bandas com influências do rock progressivo: Tribo, Equipe Mercado, Módulo 1000 e Som Imaginário. Este álbum foi lançado originalmente em 1971, com outra capa e sob o título de “Posições”. Algum tempo depois voltou a ser relançado com esta capa, fazendo parte da Série Vanguarda, que até onde eu sei, ficou somente no volume 1. Confiram esta coletânea, vale a pena! 😉

kyrie – tribo
marina belair – equipe mercado
curtíssima – módulo 1000
a nova estrela – som imaginário
ferrugem e fuligem – módulo 1000
peba & pobó – tribo

Som Imaginário – Nova Estrela (1971)

Atendendo aos meus caros amigos, vamos com o segundo disco do Som Imaginário. Neste álbum, o som vai além do imaginário. Zé Rodrix havia saído do grupo. Eles continuaram como banda de apoio de Milton Nascimento e Gal Costa. Tocaram também outros artistas. Em 1971 eles participaram de um filme, um curta rodado em super 8 de André Adler, chamado “Nova Estrela”. Segundo contam, este filminho esteve guardado com a Lucinha (Lucina) da dupla Luli & Lucina. Me parece que o filme foi rodado em Mangaratiba (RJ), onde elas moravam. Para os mais interessados, este filme pode ser visto no Youtube. Acho que o lp tem esse nome por causa da música do Wagner Tiso e por isso, correto? Toque dado, toque já…

01. Cenouras
02. Você Tem Que Saber
03. Gogó (O Alívio Rococó)
04. Ascenso
05. Salvação Pela Macrobiótica
06. Ue
07. Xmas Blues
08. A Nova Estrela

Som Imaginário (1970)

Já que falamos em Som Imaginário, achei por bem postar este memorável lp, o primeiro de um grupo que ao longo de sua existência, passou por várias formações. O SI já foi rotulado de rock, mpb, jazz e progressivo. Acho que todos serviram de base para eles. Neste primeiro disco a banda era formada por Frederyko (guitarra, vocais), Zé Rodrix (vocais, órgão), Wagner Tiso (piano), Tavito (guitarra base, 12 cordas), Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (baixo) e ainda contam com as participações não creditadas de Milton Nascimento (vocais) e Naná Vasconcelos (percussão). Este álbum também teve (ou tem) uma outra capa que eu não sei ao certo qual veio primeiro. Só sei que no meu a capa é esta. Disco original de 1970.

01- Morse
02- Super
03- Tema Dos Deuses
04- Make Believe Watz
05- Pantera
06- Sábado
07- Nepal
08- Feira Moderna
09- Hey Man
10- Poison