O Melhor Da Bossa (1965)

Olá meus prezados amigos cultos e ocultos! Custei, mas cheguei! Fui tomado pela preguiça e acabei deixado para a última hora esta postagem. Como aqui ninguém está com pressa, qualquer hora é hora…

Tenho aqui uma coletânea de bossa nova da melhor qualidade. Material da saudosa RGE, com alguns de seus mais expressivos artistas da linha jazz e bossa. Este álbum, “O Melhor da Bossa” é o autêntico, lançado em 1965! Muita gente confunde. Isto porque em 1989, comemorando os 30 anos de Bossa Nova, a RGE relançou o disco com outra lista de fonogramas e artistas. Manteve a capa e a mesma concepção da contracapa com cada artista com uma fonte texto diferenciada. Sinceramente, eu não entendi. Será que o pessoal da gravadora/selo não tinha mais as fitas masters, ou mesmo um exemplar em lp? Se tivessem me procurado, talvez eu pudesse ter ajudado. Olha o disco aqui…

garota de ipanema – zimbo trio

onde está você – paulinho nogueira

nós e o mar – maysa

evolução – manfredo fest

primavera – agostinho dos santos

berimbau – luiz chaves

sambão – ely arcoverde

balanço do mar – ana lucia

inútil paisagem – tenório jr

o menino das laranjas – os seis em ponto

também quem mandou – wanda

borandá – conjunto ok

Os Seis Em Ponto (1965)

Temos aqui um disco raro, que até então eu não cheguei a vê-lo ‘nas praças’. Foi só eu falar em seguir no blog uma linha mais pessoal para que um amigo me enviasse o arquivo deste disquinho. Disse ele: este aqui tem tudo a ver com o Toque Musical. Acho que ele não entendeu bem o que eu queria dizer, mas tá valendo… Mesmo porque o álbum é realmente muito bom. Instrumental simples, mas perfeito. Primeiro disco do Francis Hime. Nessa época ele ainda estava divido entre a Engenharia e o piano clássico. Outra figura ilustre no conjunto é o Nelson Motta. Curioso, não? Eu mesmo não sabia deste fato. Nelsinho é quem tocava violão. Conforme ele mesmo afirma “foi um suplício gravar aquele disco”. Suplício ou não, terminou num bom trabalho. Melhor mesmo é escutar mais este toque musical.

Samba do Carioca 3:03 Carlos Lyra – Vinicius de Moraes
Inútil Paisagem 3:05 Tom Jobim – Aloysio de Oliveira
Mar Azul 3:16 Francis Hime – João Vitorio
Luciana 2:37 Tom Jobim – Vinicius de Moraes
Borandí 2:52 Edu Lobo
Amor a Êsmo 2:24 Francis Hime – João Vitorio
A Paz de um Homem Só 2:18 Roberto Menescal – Ronaldo Bôscoli
Sem Mais Adeus 3:08 Francis Hime – Vinicius de Moraes
Se Você Pensar 2:53 Francis Hime – João Vitorio
Canção da Liberdade 2:45 Oscar Castro Neves – Luvercy Fiorini
Tinha Que Ser Você 3:24 Tom Jobim – Aloysio de Oliveira
O Menino Das Laranjas 3:18 Théo Barros