Turma Da Bossa – Sambas De Brasília (1961)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Hoje nosso encontro é com a Turma da Bossa e os “Sambas de Brasília”, um disco do luxuoso selo Musidisc. Há algum tempo atrás nós postamos aqui um outro disco dessa ‘suposta’ orquestra, Turma da Bossa, disco lançado em 1959. Este, acreditamos que tenha sido editado em 1961 ou 62, não há registro de datas em nossa pesquisa. Turma da Bossa é, por certo, uma orquestra de estúdio, pois em nenhum momento dos textos de contracapa há referencia aos seus artistas. Mas, enfim, isso pouco faz diferença. O importante aqui é mesmo a música, uma série de sambas cheios de bossa e suas nuances, um bom repertório e uma qualidade técnica inquestionável. Neste sentido, Sambas de Brasília é um disco perfeito. Confiram no GTM…
 
lamento
vai mas vai mesmo
chega de saudade
mocinho bonito
lá vem a baiana
que é que é
é luxo só
se acaso você chegasse
recado
barracão
com que roupa
brigas nunca mais
 
 
.

Turma Da Bossa – Sambas De Bossa Nova (1959)

Boa noite, meus prezados amigos cultos, ocultos e associados! Depois que nos transferimos para um espaço independente, eu acabei deixando meio de lado a programação tradicional do blog. Hoje, por exemplo, seria o dia de coletâneas, mas confesso, nem lembrei. Vamos ver se a partir da próxima semana eu consigo voltar ao velho esquema.

Hoje eu tenho para vocês este interessantíssimo álbum, lançado pela Musidisc, logo nos primeiros sussurros da Bossa Nova. Nilo Sérgio, sempre um passo a frente, foi logo tratando de por a Musidisc na linha de frente da nova onda. Naquele momento, Bossa Nova era ainda uma espécie de jargão, um termo para definir um tipo de samba que estava nascendo. Por certo, metade das músicas deste disco viriam a se tornar clássicos da Bossa Nova. A outra metade é também de sambas clássicos, porém dos antigos. O lp, apesar de toda bossa, ainda estava longe do conceito moderno ‘Bossa Nova’. Ainda carrega em sua produção e arranjos aquele mesmo jeitinho tradicional. Pena, apesar de todo o cuidado e qualidade, a gravadora não informar no álbum a ficha técnica. Mesmo assim, não deixa de ser um excelente disco e merece em muito a nossa atenção.

chega de saudade

lamento

vai, mas vai mesmo

não vou pra Brasília

mocinho bonito

é luxo só

se acaso você chegasse

recado

barracão

com que roupa