Ivete Siqueira – Incerteza (1959)

Muito bom dia, meus amigos cultos e ocultos! Nos dois últimos dias o Toque Musical andou fora do ar devido a questões técnicas do provedor de hospedagem do site. Eu já estava achando que tinha levado um calote. Vez por outra escuto alguém  reclamar dessas empresas que prestam esses serviços de hospedagem e dão o cano no cliente. Felizmente, parece, não foi o meu caso. Aliás, a indicação desse provedor veio através de um solícito frequentador, que foi quem me conveceu a migrar o blog para um endereço próprio. O cara foi muito bacana, me orientando em várias etapas da construção do www.toque-musicall.com. Porém, buscou, como muitos, se manter no anonimato. Como me pareceu uma pessoa de bem, fui levando e acreditando em suas dicas. Não posso negar que ele foi de muita valia. Sem ele o ‘www’ não estaria em funcionamento. Mas o cara até o final se manteve resistente. Não quis se revelar e ao final, quando o site já estava praticamente pronto, ele acabou se matando. Na verdade, não foi bem um suicídio. Acho que depois que eu pensei em colocar no Toque Musical uma rádio, ele deu para trás. E eu até entendo, pois creio (na minha intuição), que o cara tinha lá seus motivos… acho que ele era administrador de alguma dessas web rádios” que sempre toca o material publicado aqui no TM. Preferiu se fazer de morto, literalmente, quando  em um dos vários e-mails que lhe mandei, recebi uma derradeira e lacônica mensagem: “meu marido faleceu…” Ponto final. Acabava ali a minha assistência e insistência. Fiquei sozinho levando o barco. Continuo navegando meios às cegas, mas para não encalhar, procuro seguir à risco as orientações do velho capitão. Daí, quando acontece algo, como foi a interrupção do TM pelo site de hospedagem, fico desesperado e ponho a público algumas das mil e uma versões do Toque Musical para que vocês não fiquem a ver navios. Então, só mais uma vez lembrando, além do oficial (www.toque-musicall.com), temos também duas outras versões em paralelo que correm abertas ao público, (http://toque-music-all.blogspot.com.br/ e http://toque-musica.blogspot.com.br/). São duas outras alternativas quando acontecer de encontrarem a porta da matriz fechada, ok?
Bom, falemos agora da postagemdo dia. Acho que esta semana está pedindo para ser das cantoras. Ontem foi mais um da Linda Rodrigues e hoje vamos com a Ivete Siqueira. Eis aí uma cantora da qual eu pouco conheço. Mesmo sendo das antigas, acho que aqui para os meus lados ela não vingou. E pelo jeito, ao consultar a ‘Enciclopéida Google’, não temos lá muitas informações sobre ela.
Ivete Siqueira foi uma cantora de rádio que atuou no final dos anos 50 e início dos 60. Seu repertório era de tangos, boleros, mambos e outras versões. Fazia um estilo a la Dalva de Oliveira, inclusive no timbre da voz.  Pelo que eu li, ela gravou algumas bolachas de 78 rpm e apenas dois lps, pela RCA Victor. O álbum “Incerteza” foi seu lp de estréia.
Eu devia ter deixado esta postagem para o meu amigo Samuca. Ele, por certo, deve saber mais coisas sobre a cantora. Vamos deixar essa postagem em aberto, esperando uma complementação, quem sabe, na seção de comentários. Afinal, o espaço é também para isso…

incerteza
sonho desfeito
finalmente
sorrateiro
deus é quem sabe
não
aventura
não adianta chorar
nós dois a sós
 recordação do passado
prece à chuva
vencida
.