Gabriel E Sua Rabeca – Violino Na Gafieira (1962)

Olá, amigos cultos e ocultos! Hoje o Toque Musical está trazendo para vocês um disco do violinista Gabriel Antônio de Azeredo, também conhecido por Baiano, e que também era fabricante de contrabaixos e violinos. É “Violino na gafieira”, lançado pela Philips em 1962 e cronologicamente seu terceiro LP, pois antes ele já havia gravado dois álbuns de dez polegadas com o selo Rádio, “Um violino no samba” (1955) e “Um violino no samba n.o 2” (1958). Neste “Violino na gafieira”, Gabriel e sua rabeca – por ele próprio fabricada – nos oferece sambas, choros e até um samba-maxixe, ou seja, ritmos característicos das gafieiras. É um trabalho que merece o nosso TM, e por certo irá agradar aos fãs de música brasileira em geral. A conferir no GTM, sem falta.
 
o samba brasileiro
conversar de botequim
burilando
eu não tenho onde morar
teleco teco nº2
violino na gafieira
um chorinho diferente
oba
candongo no choro
não vou mais lá
castiguei
 
 

São João Alegre! (1962)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Boa noite aos namorados. Noite cheia de amor… é… isso é muito bom. Eu até deveria ter postado aqui hoje um disco romântico para embalar os casais apaixonados. Mas como já havia prometido começar o forrózinho junino, vamos a ele… Porém, em homenagem aos namorados, eu escolhi um disco onde pelo menos a capa nos remetesse a isso. Bonitinha, não é mesmo? E olha ali o moleque preparando um estouro para os dois pombinhos, hehehe…
Pois é, temos aqui um raro e interessantíssimo álbum lançado pelo selo Philips, em 1962, celebrando uma festa que a cada dia vem perdendo seu espaço nas cidades brasileiras e na memória do povo. Uma pena… Mas aqui a gente estará sempre lembrando e trazendo discos maravilhosos como este.
“São João Alegre!” é um lp que reúne um grupo de artistas populares e dos mais originais. Vamos encontrar aqui Jackson do Pandeiro e sua parceira Almira; Jararaca e Ratinho (coisa rara!); Zé Calixto; Zé Fernandes; João Mello; Moura Jr e Gabriel e seu Violino. Ao que me parece, trata-se de uma coletânea extraída de gravações lançadas inicialmente em bolachas de 78 rpm, nos anos 50. Podemos dizer que sao gravações raras, que agora toma luz aqui no Toque Musical. Vamos conferir?

na base da chinela -jackson do pandeiro e almira
viva são joão – jararaca e ratinho
saltitando com a rabeca – gabriel e seu violino
avuale fulorão – moura jr
forró do carrossel – zé calixto
rancheira do porom pom pom -zé fernandes
vem amor – jackson do pandeiro
milho verde na fogueira – zé calixto
muié muderna – jackson do pandeiro e almira
segure o fle calixto – joão mello
toca fogo na fogueira – gabriel e seu violino
oito baixo renitente – zé fernandes
quadrilha do arraiá – jararaca e ratinho
.