De Castro – Toca E Você Dança (1962)

Bom dia a todos, amigos cultos e ocultos! Pensei que seria tranquilo manter as postagens diárias e mais ainda nesse período de carnaval, mas esqueci de dizer que eu também sou folião e daí, quem diz que eu consigo achar tempo nessa loucura para postar alguma coisa…?  Bom… a gente tarda, mas não falha…
Segue aqui um disco bacana, herança deixada pelo Chico e seu saudoso Sintonia Musikal, De Castro e seu conjunto, no álbum lançado em 1962, através do selo Masterplay. Estamos falando aqui do grande instrumentista Heitor Avena de Castro, que neste disco aparece apenas como “De Castro”, em outros com Avena de Castro e também em dupla com o pianista João Peixoto Primo na série ‘Som Ambiente’ como Avena e Primo. Avena era um mestre da cítara e na sua época era talvez um dos únicos músicos a tocar esse instrumento, principalmente na execução de gêneros tão incomuns para um instrumento de origem austríaca. Ainda hoje, poucos são os que se aventuram, aqui no Brasil, a tocar esse instrumento. E neste disco, de 62, Avena dá um show de talento, tocando exclusivamente sambas, numa batida até então diferente e inovadora chamada Bossa Nova. Taí, um disco que agrada gregos e troianos. Confiram essa belezinha no GTM.

é luxo só
palpite infeliz
não vou pra brasília
se acaso você chegasse
tentação
se você soubesse
esse seu olhar
sorriu pra mim
e daí?
saudade fez um samba
brigas nunca mais

 

Avena E Primo – Som Ambiente Vol. 3 (1979)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Hoje vai um lp e desta vez trazendo dois importantes instrumentistas, músicos e compositores, o citarista Avena de Castro tocando ao lado do pianista João Peixoto Primo em mais um disco da série “Som Ambiente”, lançada nos anos 70 pela CID. Este é o terceiro volume, lançado em 1979. O volume 2 saiu em 1975. Porém, definitivamente para mim, parace não existir o primeiro volume, pelo menos com os dois artistas. Lembro que em 1972 a CID havia lançado um lp com este título e conforme consta ‘nos altos’, quem toca neste disco são os membros do grupo instrumental Azimuth. Daí, suponho eu que o Volume 1 seja esse, inclusive um disco já postado aqui no Toque Musical.
Neste terceiro volume, a dupla Avena e Primo dá sequência a um repertório de músicas variadas, nacionais e internacionais, sucessos populares que aqui ganhão uma interpretação de toques suaves, bem apropriados a um som ambiente, música para se ouvir em elevador (nos anos 70, claro!)

côco, só côco
romance de amor
tamanco malandrinho
dona flor e seus dois maridos
la chanson pour anna
naquela mesa
de peito aberto
soleando
vô batê pra tu
feelings
toró de lágrimas
the entertainer
eu quero apenas
.