Bezerra Da Silva E Reyjordão – Partido Alto Nota 10 Vol. 3 (1980)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Peço que me desculpem o atraso nos links das postagens no Grupo Toque Musical. Vez por outra acontece isso por conta de alguma falha, geralmente a qualidade do áudio não está boa, daí precisamos refazer tudo. Mas fiquem ligados, pois logo o link chega no GTM, ok?
Bom, seguindo no ritmo do samba, aqui temos um disco lançado pelo selo CID, aquele do Harry Zuckerman, que investia em produções mais baratas, principalmente de artistas do samba. Aqui temos um bom exemplo neste que foi o volume 3 da série Partido Alto Nota 10. Nele encontramos, de um lado, o grande Bezerra da Silva e do outro, Reyjordão, sambista de partido alto, pagodeiro que é mais conhecido nas rodas de samba carioca. Essa série Partido Alto Nota 10 é um trabalho dos mais interessantes que busca reunir a nata desse gênero de samba. Eu sempre entendi o samba de partido alto como aquele original, de raiz que ao descer o morro se transforma em pagode, não na essência da palavra, mas como produto já manufaturado. Aqui, ele ainda é bruto em sua essência e seus personagens são autênticos. Para quem não conhece, vale a pena uma conferida… Logo está entrando no GTM 😉

mulambo só – bezerra da silva
mulher da melhor qualidade – bezerra da silva
meu pirão primeiro – bezerra da silva
cara de cruel – bezerra da silva
todo enrolado – bezerra da silva
velha demais – bezerra da silva
matemática do feijão reyjordão
boi que morre na minha fazenda – reyjordão
greve dos ladrões – reyjordão
lei da madeira – reyjordão
caboclo porrete – reyjordão
tô com o poderoso – reyjordão

 

Bezerra Da Silva – Presidente Caô Caô (1992)

Boas noches, amigos cultos e ocultos! Trago hoje para vocês um disco bem apropriado para o nosso momento político. Certamente, quando foi lançado, em 1992, a situação não era diferente. A injustiça social, a corrupção, a roubalheira e toda essa merda de política brasileira já estava aí. A diferença é que a cachorrada antes não brigada pelos mesmos ossos. Cada um se contentava com o que tinha. De repente um grupo de cachorros resolveu comer mais do que devia, os outros de imediato, foram para cima e a briga começou. É mais ou menos assim que são os políticos e os partidos no Brasil. E o povo bobo, fica aí batendo panelas, repetindo bravatas, buscando um Cristo, ou uma desculpa para a sua própria incompetência. Melhor ouvir o que o malando cantou.
Eis aqui um legítimo Bezerra da Silva, safra 92, para ser degustado com ou sem indicação. Samba de partido alto, de malandragem. Samba sujo, proibido, mas cheio de moral. Fala aê, malandragem!

assombração de barraco (presidente caô caô)
eu sou favela
sos baixada
instinto de traíra
grampeado com muita moral
sou cadeado
se não fosse a ajuda da rapaziada
nariz de bronze
partideiro sem nó na garganta
garrafada do norte
a vida do povo
não é conselho
.