Frank Sinatra With Antonio Carlos Jobim – Sinatra Jobim – The Lost Tapes(1969)

Olá amiguinhos cultos e ocultos! Como disse anteriormente, estou sem condições para digitalizar e postar novos/velhos discos por conta da quarentena. Mas irei aqui postando outras coisas que foram aparecendo ao longo do tempo. Trato então, dessa forma, essa curiosidade que cairá muito bem por aqui. Aliás, há tempos eu deveria ter postado isso, mas como até então todos os blogs e sites já o haviam postado, eu acabei deixando de lado. Enfim, como dizem, toda araruta tem seu dia de mingau. Por certo, o que temos aqui não é nenhuma araruta, mas o mingau é bom 😉
Temos aqui um registro de encontro entre Tom Jobim e o americano Frank Sinatra. Reza a lenda que essa gravação, que foi um disco, lançado em 1969. Porém, por alguma razão, Frank não gostou do resultado e o disco foi recolhido do mercado. Por certo, ao recolherem a edição, devem ter esquecido a versão em cartucho, uma espécie de fita cassete que foi muito comum nos EUA. Usavam muito esse tipo de fita para aparelhos tocadores de automóvel. Todo Cadillac que se preze tinha lá um tocador de cartucho. Aqui no Brasil essa onda não pegou. O certo é que poucas dessas fitas ficaram guardadas, até que em 2006 algum maluco pagou 4500 dólares por ela. A primeira vez que tive notícias disso foi no blog do Zecaloro, o Loronix. 
Certamente, muitos dos que acompanham nossos blogs já conhecem a raridade. Enfim, chegou a nossa vez. Taí, o nosso toque musical e você pode buscá-lo no GTM, ok?

sabiá
bonita
drinking water (água de beber)
one note samba (samba de uma nota só)
don’t ever go away (por causa de você)
someone to light up my life
triste
wave
this happy madness (estrada branca)
off key (desafinado)

.

Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967)

Olá, bom dia a todos! Hoje, domingão, estou trazendo aqui um álbum clássico e histórico. O célebre primeiro encontro de Tom Jobim e Frank Sinatra. Eu estava meio na dúvida se devia ou não postar este lp, afinal, lá fora ele continua sendo produzido. Aliás, há poucos anos atrás, foi lançado um cd com todas as gravações feitas pela dupla para o selo Reprise. A história deste encontro, acho que todos já sabem. Por isso, eu não vou ficar aqui ocupando o meu domingo para chover no molhado. Neste disco vamos encontrar dez músicas, sendo oito de Tom Jobim e por garantia, Sinatra escolheu dois ‘standard’ da música americana, “I concentrate on you”, de Cole Porter e “Baubles, bangles and beads”, de Wright e Forrest. Os arranjos e regência são de Claus Orgerman (acho esse cara fera!). O disco foi lançado logo após as gravações, inclusive aqui no Brasil.

the girl from ipanema

dindi

change partners

quiet nights of quiet stars

meditation

if you never come to me

how insensitive

concentrate on you

baubles, bangles and beads

once i loved

Do Barquinho Ao Avião: 30 Anos De Bossa Nova – 30 Anos De Lider (1987)

Boa noite a todos, amigos cultos e ocultos! Hoje pela manhã eu tive a ingrata surpresa de ver que todos os meus ‘toques’ de postagens foram apagados do provedor Mediafire. Fiquei realmente muito chateado. Eles limparam todos os meus arquivos. Entraram na minha conta e simplesmente deletaram tudo. Isso, me parece, aconteceu com todos aqueles que tinha arquivos hospedados nesse provedor. Fiquei mesmo injuriado com a postura do Mediafire, mas depois, refletindo, vi que essa talvez tenha sido a melhor opção, para evitar a degola, semelhante ao que aconteceu com o Megaupload. Apesar de terem ‘deletado’ os dados que eu armazenei, sem pagar nada (em termos…), eles não apagaram a minha conta e estão aceitando os ‘uploads’ (isso é que me intriga). Ok, parti do zero, vamos lá… Como existem mais de duas mil postagem carecendo de novos ‘toques’ e se torna ‘augustalmente’ impossível repor todos eles de uma só vez, farei então o seguinte… De agora em diante, o que vale é a postagem atual, presente. Quem quiser mesmo conhecer os ‘toque musicais’ vai ter que ficar mais ligado, atento ao diário do blog.

As providências que pretendo tomar no momento são as de repor, primeiramente, aquilo que é exclusivo no Toque Musical, as últimas postagens e posteriormente as solicitações por ordem de entrada. Este é um trabalho demorado, daí peço a compreensão e paciência dos amigos. Observem que toda postagem atualizada será um comentário do nosso querido Mediafire. Como não sei por quanto tempo os arquivos ficaram hospedados neste site, sugiro a todos ficarem mais presentes e atentos. Reposição agora pode demorar.
Se acaso as portas se fecharem para o ‘sobe e desce’, vou também mudar a política por aqui. Aquilo que antes era de graça, assim poderá vir a ser cobrado, pelo menos para pagar a manutenção e permanência dessa fonte.
Confesso que fiquei meio sem tesão para fazer a postagem de hoje. Acabei nem preparando nada de especial. Aquela boa coletânea ou mesmo uma colaboração enviada por algum amigo, vai ficar para uma próxima vez. Porém, para não dizerem que eu fugi da briga, ou que faltei à sessão, vai aqui uma coletânea comemorativa dos 30 anos de Bossa Nova. Trata-se de um disco promocional usado pela empresa aérea Lider. Uma coletânea já editada pela Polygram, com seleção de repertório feita por Roberto Menescal. São músicas bem conhecidas de todos e algumas até já apresentadas aqui. Não é exatamente o que eu queria para hoje, mas diante à tudo que ocorreu e aos poucos 15 minutos finais deste sábado, só restou mesmo como opção este lp. Divirtam-se 🙂
rio – os cariocas
você e eu – nara leão
coisa mais linda – caetano veloso
garota de ipanema – sergio mendes e bossa rio
aguas de março – tom jobim
carta ao tom 74 – toquinho e vinicius
falsa baiana – joão gilberto
surfe board – roberto menescal e seu conjunto
desafinado – gal costa
o barquinho – tamba trio
chega de saudade – tom jobim
corcovado – sylvia telles
borandá – edu lobo e tamba trio
triste – elis regina
de palavra em palavra – mpb-4