Gran Orquesta De Estudio – Latin American Folk Songs Vol. 2 (1974)

Bom dia a todos os amigos cultos e ocultos! Estou trazendo aqui mais um disco, na verdade, o segundo volume de “Latin American Folk Songs”. Já postamos o primeiro volume, em 2018 e agora apresentamos a sequencia lançada também pelo selo London e em 1974. Temos aqui o maestro Peruzzi a frente da Gran Orquesta de Estudio. Por certo, como já foi dito, um disco lançado internacionalmente e talvez até mesmo gravado fora do Brasil. Não consegui confirmar, mas creio que este segundo volume tenha sido gravado, assim como o primeiro, ainda na década de 60. Enfim, mais uma seleção de músicas tradicionais de diferentes países latino americanos, incluindo o Brasil, claro! Disco bonito de se ouvir e que não poderia ficar fora do nosso toque musical. Confiram no GTM…
 
el condor pasa
kalu
adios pampa mia
cielito lindo
guantanamera
cuco
la piragua
la bamba
india
zamba del grillo
maria bonita
mulhe rendeira
 
 
.

Dick Farney Trio – Concerto De Jazz Ao Vivo (1973)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Hoje, vamos de jazz. Jazz de verdade sob o comando do grande Dick Farney. Temos aqui o Concerto de Jazz ao Vivo, disco lançado pelo selo internacional London, em 1973. Dick Farney vem acompanhado por outras duas feras, Toninho (Antonio Pinheiro Filho) na bateria e Sabá (Sebastião Oliveira da Paz) no contrabaixo. Este lp foi gravado ao vivo no auditório do jornal O Globo e produzido pelo radialista, amante de jazz, Paulo Santos, que também é quem apresenta o trio logo no início do disco. Este foi o primeiro concerto/apresentação deste trio para uma plateia grande e específica, um público apreciador do jazz. E para tanto, o repertório no disco é exclusivamente de standards da música americana. Um belíssimo trabalho que não deixa nada a desejar a um trio de jazz. Vale a pena conferir…
 
perdido
thank you
when lights are low
cute
teh shadow of your smile
these foolish things (reminds me of you)
someday my prince will come
 
 
.

Tempo Trio (1965)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Há alguns dias atrás eu postei aqui um disco do pianista mineiro, Helvius Vilela. Daí, percebi que ainda não havia postado no Toque Musical esta gema rara que é o grupo Tempo Trio. Então, antes tarde do que nunca, temos aqui o Tempo Trio, grupo instrumental formado pelos músicos mineiros: Helvius Vilela no piano, Pascoal Meireles na bateria e Paulo Horta no contrabaixo. Este grupo atuou durante a metade dos anos 60, tocando principalmente na noite belorizontina. Creio que o nome Tempo Trio vem da música “Tempo quente”, de Helvius Vilela e surgiu quando o grupo esteve no Rio de Janeiro fazendo apresentações. O ano era 1965 e eles também lançavam este disco, coisa chique demais, pelo selo London. Um autêntico álbum de jazz-bossa, coisa fina! Repertório super selecionado e onde se destaca, além de “Tempo quente”, “E a gente sonhando”, música de Milton Nascimento que até então era um ilustre desconhecido. Esta foi a primeira música gravada de autoria de Milton. Por essas e por outras este disco é hoje uma joia rara, cobiçada por muitos colecionadores. Um exemplar em boas condições chega fácil a mil pratas. Coisa de loco…

tudo de você
menino das laranjas
tema de morro
a tristeza não vem
feio não é bonito
o morro não tem vez
aleluia
terra de ninguém
carcará
tempo quente
gente
tema de maria
mania de maria
maria ninguém
maria moita
reza
curta metragem

.

Stanley Black – Plays For Latin Lovers (1957)

Boa noite, prezados amigos cultos e ocultos! Aqui vamos nós com mais um disco onde a experiência são os ritmos latinos. Temos desta vez outro bandleader, compositor, pianista,maestro e arranjador inglês, Stanley Black. Figura também de muito destaque na música orquestral dos anos 50 e 60, passeou bem pela música internacional, gravando todos os gêneros e em especial os dançantes. Fez também muitas trilhas para o cinema. Aqui temos o disco “Plays For Latin Lovers”, lançado originalmente em 1957, pelo selo London. Aqui no Brasil ele deve ter sido lançando pouco tempo depois, com certeza. E o que temos nele é um leque musical exótico, onde cabe o bolero, o samba, o cha cha cha, rumba, salsa e baião. Uma seleção de clássicos da música latina e internacional. Confiram no GTM…
 
sweet and gentle
be mine tonight
serenata
blues star
na baixa do sapateiro
tenderly
bem-te-vi atrevido
el manisero
a lovely way to spend an evening
again
out of nowhere
it happened in monterey
delicado
 
 
.