Darcy De Paulo – Na Memória (1985)

Bom dia, caríssimos amigos cultos e ocultos! Uma das coisas boas nesse nosso Toque Musical é a variedade e diversidade e porque não dizer a surpresa. Pois aqui temos um pouco de tudo e se as vezes seguimos postagens por tema, outras, somos um verdadeiro ‘samba do crioulo doido’. Nesses dias estou surtado e sortido, nunca se sabe o que vem por aí. E se ontem foi estorinhas infantis, hoje vamos de música instrumental.
Trago hoje para vocês o músico e tecladista Darcy de Paulo em seu único disco, “Na memória”, gravado em 1983 e lançado, segundo o Dicionário Cravo Albin em 1985. Este disco foi lançado pelo selo PPA e deu ao seu autor o premio de melhor disco instrumental independente pela Associação dos Produtores Independentes de Discos e Fitas. Sem dúvida, este trabalho é realmente muito bom e Darcy conta com a participação de um time bacana como o trombonista Sylvio Barbosa e o grupo vocal Arcos Íris, além de outros grande músicos, como consta na ficha da contracapa.
Darcy de Paulo, infelizmente veio a falecer em 2000 vítima de um tumor, como apenas 47 anos. Sua trajetória começa no início doa anos 70 onde participou do MAU (Movimento Artístico Universitário), no qual estiveram presentes dezenas de outros artistas da música popular. Seu momento mais ativo foi nos anos 80 onde produziu o seu disco e também compôs várias músicas e em parcerias.
Confesso que não entendi bem o ‘layout’ dessa capa. Considerando que este lp foi lançado em 85 e Darcy veio a falecer em 2000, chego a pensar que se trata de uma premonição, um presságio. A capa mais parece antigos cartões de falecimento, as cores, a margem preta e para completar o título do disco. “Na memória”. Chego quase a acreditar que se trata na verdade de um disco póstumo. Ou não?

ano novo
vai trabalhar
estudo chorado
bahia
uma balada
relembrando
chor pra elenice
na memória
olhando pra cima
afeto
um tema em cinco por quatro

Sergio Limanetto – Saudade Esquecida (1982)

Olá amigos cultos e ocultos, como vão todos? Espero que estejam usando o bom senso: FIQUE EM CASA! Aproveitem para baixar e ouvir o que rola por aqui, pois como todos devem saber, os links ativos duram não mais que seis meses e já não fazemos mais a reposição. Portando, fiquem ligados…
Seguindo em frente, temos nesta postagem um disco que merece nosso toque musical, “Saudade Esquecida”, um lp de Sérgio Lima Netto, produtor e compositor. Ele idealizou este projeto, no qual temos três cantores, Celeste, Jayme Luiz e Alberto Arantes interpretando suas composições, feitas quase todas em parceria com outros músicos. O trabalho é bem bacana e ele ainda conta com um time de músicos de primeira. Lançado em 1982 pelo então recente selo independente PPA (Paladar Produções Artísticas). Não deixem de conferir no GTM…

saudade esquecida – celeste
sou isto – celeste
imagem – jayme luiz
sem avesso – jayme luiz
onde estiver – alberto arantes
coração poeta – jayme luiz
benvinda virá – jayme luiz
voe alto – celeste
cores do amor – celeste
minha mulher – alberto arantes e celeste



.