Você É O Artista (1962)

Olá, amigos cultos e ocultos! Depois que terminamos as postagens das trilhas de novelas, não achei mais um momento para selecionar coisas interessantes e fazermos valer o último mês do ano. Normalmente, nessa época, estaríamos aqui pipocando com novas e boas postagens, celebrando Natal e Ano Novo. Mas, qual nada… Os tempos são outros e muitos por aqui já abandonaram o barco, novas embarcações chegaram… Em outras palavras, o que oferece o Toque Musical, hoje perdeu o sentido. Não há mais a febre de buscar, de baixar, de conhecer… Os tempos são outros e o ‘ibope’ por aqui vai só descendo. Desestimulado, mantenho tudo isso apenas para não parar de vez, sigo agora sem obrigações, postando quando der…
E antes que 2017 acabe, aqui vai uma raridade bem ao estilo do Toque Musical. Um disco tão raro que até hoje nunca o vi anunciado/publicado em sites ou blogs com o nosso. Aliás, até bem pouco tempo eu nem sabia da existência deste lp. Mas afinal, o que tem ele de interessante, de especial? Muito bem, aqui temos um precursor do chamado disco de karaokê. Um lp lançado pela Companhia Brasileira de Discos, através do selo Philips, no início dos anos 60. Trata-se de um disco curioso, pois traz seis músicas da então moderna Bossa Nova interpretada por seis artista do cast da gravadora: Sônia Delfino, Carlos Lyra, Laís, Vera Lúcia, Lúcio Alves e Silvia Telles. Aqui esses artistas cantam e convidam o ouvinte para cantar também e para tanto, trazem sempre na sequência uma outra faixa apenas com a música no instrumental. Parece ser simples acompanhar cantando numa orquestra (isso para não falarmos na afinação), mas na verdade é difícil pra caramba. Karaokê bom é aquele que traz a coisa bem direta. As nuances aqui, nas músicas desse disco, são bem complexas e só mesmo um cantor de verdade (ou os próprios) saberão interpretá-las de maneira perfeita.
E no geral, o disco é bem legal. Recomendo ;)\

tome continha de você – sônia delfino
tome continha de você – para você cantar
chora tua tristeza – carlos lyra
chora tua tristeza – para você cantar
patinho feio – lais
patinho feio – para você cantar
leva-me contigo – vera lúcia
leva-me contigo – para você cantar
dindi – lúcio alves
dindi – para você cantar
samba de uma nota só – silvia telles
samba de uma nota só – para você cantar
.

Este É Do Papai (1959)

Bom dia a todos os amigos cultos e ocultos, em especial aos papais que hoje comemoram a sua data.
Todo ano eu ensaio de postar este disco, mas acabo sempre me esquecendo dele na hora ‘h’. Desta vez eu procurei ficar atento e hoje ele está aqui. Taí um álbum muito bacana criado pela RCA Victor, nos tempos em que Dia dos Pais era mais que uma simples jogada comercial. Vejam vocês como é interessante… como a indústria fonográfica se preocupava em pautar essas datas, criando discos bem produzidos e música de qualidade.
Em “Este é do papai” a gravadora recrutou um belo elenco de intérpretes e músicos de seu ‘cast’ para criar um disco em homenagem ao “Dia dos Pais”. Todas as doze músicas do lp fazem referência direta ao papai, sempre enaltecendo a figura daquele bom homem, que era chamado de ‘chefe da família’. Os papais continuam existindo, muitos, inclusive, se mantém na típica caracterização, como nos inspira a foto da capa. Porém, vivemos hoje numa outra época, onde alguns valores e hábitos foram se modificando ou se perdendo. Para mim, o principal deles foi a emoção. Eis aí uma palavra (nesse sentido) que vem, como os velhos artistas e seus discos, se transformando ao longo dos tempos. Talvez, por isso mesmo, é que a gente fica procurando fazer esses ‘playbacks’ da vida. Independente de qualquer coisa, hoje é o Dia do Papai. Viva eu, viva você, viva todos nós que somos pais!

papai do meu coração – carlos galhardo
a cara do pai – ivon curi
meu grande pai – verinha lúcia
papai – zaccarias e seu quarteto excelsior
dia dos pais – luiz gonzaga
se… (poema) – rodolfo mayer
eu sou mais o papai – neusa maria
salve o papai – carlos gonzaga
papai me disse – luzia de castro e gerson filho
viva o nosso papai – zaccarias e seu quarteto excelsior
papai do céu – verinha lúcia
a surpresa do papai – verinha lúcia e mario zan