Quarteto Teorema – Mengo 70 (1969)

Olha aí, como disse, aqui está o outro disco do Quarteto Teorema. Este compacto duplo foi lançado em 1969. Uma produção exclusiva criada pelo Clube de Regatas Flamengo. Uma boa jogada, só que de ‘marketing’, que consitia na venda deste compacto premiado. Ou seja, cada disco podia trazer dentro de sua capa (lacrada), além do disquinho, um prêmio em dinheiro. A ideia foi lançada no intuito de arrecadar fundos para o time do Flamengo comprar novos jogadores e fazer bonito nos campeonatos de 1970. Não deve ter sido por outro acaso que o time neste ano conquistou a sua primeira Taça Guanabara.
Bom, quanto ao compacto e o Quarteto Teorema, tudo de bom. Compacto duplo com quatro faixas, tendo como carro chefe a música “Mengo 70”, composição de Fernando Lona e Vidal França. De contra peso e endossando a mensagem temos também “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, já ouviu? (putz, até rimou)

mengo 70
mudança
tudo certo em seu lugar
aquele abraço

Quarteto Teorema (1973)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! A semana está passando tão rápido que eu nem notei que hoje já é quinta feira. E antes que os dias livres da semana se acabem, lá vou eu com mais uma escolha não premeditada. Trago para vocês o Quarteto Teorema, um grupo vocal aos moldes do MPB-4, que esteve muito atuante no final dos anos 60 e início dos 70. Encontrar informações na rede sobre esse grupo é tão difícil como procurar o Wally. Sites que se colocam como verdadeiras enciclopédias de música brasileira, também não informam nada. E olha que não se trata apenas de discos ou artistas sem expressão. Eu, muitas vezes já me dei conta disso, discos/artistas importantes, mas sem referências. É por essas e por outras que nós que amamos verdadeiramente a música brasileira estamos aí na anarquia (?) fonomusical.
O Quarteto Teorema, até onde eu sei era um grupo liderado pelo ator, cantor e compositor baiano Fernando Lona, parceiro de Geraldo Vandré em “Porta estandarte”. Participava também do grupo (creio eu) outro baiano, o cantor e compositor Vidal França. Formando o quarteto, temos ainda mais dois nomes, os quais (suponho eu) foram Nazareno Vieira e Pena Branca, dupla a qual eu já postei um disco aqui. Embora essas informações não sejam precisas, foram montadas por mim, tomando como base as diversas peças de um quebra cabeças que se encaixam com perfeição. Aqueles que por ventura tiverem infomações complementares, não deixem de fora dos nossos comentários. É assim que vamos desembassando nossa história musical.
Me lembrei agora de um outro disco deste quarteto, um compacto lançado no final dos anos 60 para o time do Flamengo. Vou ver se o encontro e se possível, ainda hoje coloco aqui para você, ok? Confiram o Teorema…

baile da vida
travessia
samba assim assim
corissom
pot pourri de sambas
das rosas
formosa
adeus batucada
levanta mangueira
mundo encantado de monteiro lobato
alegria
nosso frevo
minha menina
não tenho bronca de você
sem despedida
pout pourri de baião
asa branca
assum preto
último pau de arara
pau de arara
fogo pagô
chegança
trindade de amor