Discoteca Pública em novo endereço. Anota aí…

Santa Tereza ganha Discoteca Pública como novo espaço cultural.
A Discoteca Pública de Minas Gerais renasce em Santa Tereza depois de dois anos sediada no Mercado Distrital do Cruzeiro.
O bairro de Santa Tereza, localizado na zona leste da capital, é muito conhecido por ter sediado o famoso e cultuado Clube da Esquina em sua fase embrionária, além de seus bares e botecos disputadíssimos nos finais de semana.
Pois agora, seus frequentadores terão mais um motivo para desfrutar desse charmoso e histórico bairro: A Discoteca Pública, que agora se reinventa em nova sede abrindo um novo ciclo de trabalho, depois de um período frutífero no bairro do Cruzeiro.
Após quase dois meses de trabalho, contando mudança e reorganização de um acervo que conta com cerca de 20 mil títulos de música brasileira em vinil, a “nova” Discoteca Pública já se encontra à disposição dos visitantes, amantes do vinil e da música em geral.
Paralelo ao projeto, o pesquisador e coordenador da Discoteca Edu Pampani, também dispõe de uma loja no local, com discos usados, lançamentos e relançamentos em vinil com preços justos e CDs independentes, atendendo a todos que pretendem adquirir algum título que falte em sua coleção.
Com uma área privilegiada de 80 metros quadrados, além de um mezanino, a Discoteca Pública pretende ampliar seus horizontes, dando sequência ao trabalho de catalogação, higienização e digitalização dos vinis, além de agregar a esse acervo, livros, revistas, fotografias, partituras, fitas cassete, VHS, DVDs e CDs de artistas mineiros e de todo o Brasil.
Se modernizando a cada ciclo, a Discoteca agora ruma para uma fase mais abrangente e valorizando cada vez mais o universo da música em sua mais autêntica tradução.
Inaugurando um novo sistema de trabalho e com um conceito mais forte do que nunca, a Discoteca Pública já se encontra aberta para visitações e está mais viva do que nunca como um oceano à espera de navegantes dos mares musicais.
Rua Hermilo Alves, 134 – Santa Tereza 
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta de 10:00h às 19:00h
Sábado de 10:00h às 14:00h
Informações e agendamentos: 31 – 2514-5710 / 9 9215-5142

Toque Musical – 8 Anos No Seu Computador!

Meus prezados amigos cultos e ocultos, hoje o blog Toque Musical está completando 8 anos de existência. Considerando as circunstâncias, podemos dizer que este blog atingiu a maioridade. Resiste bravamente por conta de um seleto grupo de pessoas que aqui o visitam. Sei que muitos gostariam de poder deixar uma mensagem, ou comentário. Infelizmente, a seção de comentários para todas as postagens não está ativada e não está ativando. Não consegui corrigir isso, tentei de toda maneira e não deu certo, então, assim o blog tem ficado. Quem precisa falar realmente comigo me procura por e-mail ou através do facebook.
Aos trancos e barrancos nós vamos caminhando. Eventualmente eu posto alguma coisa que ainda chama a atenção.O fato é que os tempos são outros e o formato blog musical está perdendo espaço para coisas mais modernas, como o facebook. A gente procura ir conciliando, migrando um pouco também para essa plataforma. Ainda assim, seguimos resistentes, seja pela paixão, ou ainda, por um certo compromisso com vocês, fiéis seguidores! Viva o Toque Musical, aqui ou em qualquer lugar!

 

Toque Importante Aos Associados GTM

PREZADOS VISITANTES E ASSOCIADOS AO GTM,

INFORMO A TODOS QUE A PARTIR DESTA DATA VOCÊS NÃO MAIS ESTARÃO RECEBENDO, COMO DE COSTUME, OS ‘LINKS’ DE POSTAGENS DIÁRIAS OU ‘REPOST’ ATRAVÉS DE E-MAILS. ESTE ESTÁ SENDO O ÚLTIMO E-MAIL/MENSAGEM ENVIADO AO COLETIVO. DESTA DATA EM DIANTE, OS INTERESSADOS NOS ‘LINKS’ PARA ‘DOWNLOAD’ (O CONTEÚDO DAS NOSSAS POSTAGENS) DEVERÃO BUSCÁ-LOS DIRETAMENTE NO SITE DO GTM (https://groups.google.com/d/forum/toquelinkmusical).

A RAZÃO PARA A MUDANÇA É SIMPLES: DIRECIONAR OS ASSOCIADOS ÀS POSTAGENS DO BLOG E NÃO SÓ AOS ‘LINKS’.

PERCEBO QUE DOS QUASE DOIS MIL ASSOCIADOS, APENAS UMA PEQUENA PARCELA É ATIVA, PARTICIPA E SEGUE AS POSTAGENS DO TOQUE MUSICAL. ASSIM SENDO, LIMITO O COMPARTILHAMENTO, ELIMINANDO ASSOCIAÇÕES PASSIVAS. QUEM NÃO CORRE ATRÁS, NÃO VISITANDO O TOQUE MUSICAL, VAI FICAR NO ‘BARCO’ APENAS BOIANDO, SEM USUFRUIR CORRETAMENTE DO QUE NELE É OFERECIDO.

POR OUTRO LADO, ESSA AÇÃO TEM TAMBÉM O SENTIDO DE REDUZIR, OU ELIMINAR, UM COMPARTILHAMENTO QUE EU CHAMARIA DE ‘OBRIGATÓRIO’. DE AGORA EM DIANTE, CADA ASSOCIADO ACESSA APENAS AQUILO QUE LHE FOR DE INTERESSE.

– DÚVIDAS, SUGESTÕES E OUTROS ASSUNTOS DEVEM SEGUIR ATRAVÉS DESTE CANAL: toquelinkmusical@gmail.com

– SOLICITAÇÃO DE NOVOS ‘LINKS’ SEGUE COMO DE COSTUME, ENVIANDO A MENSAGEM ATRAVÉS DA SEÇÃO DE COMENTÁRIOS REFERENTE ÀS POSTAGENS. PEDIDOS FEITOS FORA DESSE PADRÃO NÃO SERÃO ATENDIDOS OU RESPONDIDOS.

QUEM NÃO SE DÁ AO TRABALHO DE LER AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO BLOG/SITE, NÃO ESTÃO APTAS A FAZEREM PARTE DO GTM. ALÉM DO QUÊ, EU JÁ ESTOU CANSADO DE FICAR REPETIDO INDIVIDUALMENTE AQUILO QUE ESTÁ EXPLÍCITO, ESCRITO E SACRAMENTADO 🙂

FICOU CLARO?

Toque Musical – 5 Anos De Resistência!

Muito bom dia a todos! Hoje a data é especial aqui no blog, pois estamos completando cinco anos de atividades. Mais uma vez eu vou repetir, não esperava chegar até aqui. E quando eu digo isso, não é por conta da pressão, do descrédito e do despeito de alguns que passaram por aqui como nuvens negras. Isso eu sempre tirei, literalmente, de letra. O que eu não acreditava é ter tempo e paciência para uma empreitada diária. Se bem que, quando a gente faz uma coisa que gosta muito, não vê o tempo passar e em se tratando de música, discos e gravações, eu me dedico com afinco. Meu prazer é estar envolvido neste universo musical e ter o privilégio de poder ouvir, ditar e manusear discos raros, coisas super bacanas, que poucos podem ter acesso. Sinto-me bem podendo levar aos outros um pouco dessa minha riqueza. Nessa vida, só é feliz de verdade quem sabe compartilhar. Não há um prazer completo quando não se tem com quem dividir. Somos naturalmente dependentes e precisamos uns dos outros. Sinceramente, eu não estaria envolvido nessa história se achasse de verdade que estou prejudicando alguém. Muito pelo contrário, na aparente transgressão e anarquia, creio que fiz mais o bem do que o mal. É talvez por essa razão que eu permaneço e chego a ponto de criar um Toque Musical independente, bancando do próprio bolso o custeio de hospedagem do site. Felizmente, quando se faz o bem, a gente sempre encontrará no caminho outras pessoas dispostas a ajudar. E amigos, sejam eles cultos ou ocultos, nunca me faltarão. Aproveito, desde já, para agradecer os votos recebidos via e-mails, mensagens nos comentários e facebook. Obrigado a todos!

 

Toque Musical – 4 anos!

Pela quarta vez estamos aqui soprando as velinhas. A cada ano que passa o fogo aumenta mais. Sempre que me aproximo do final de um ciclo desses, penso que já é hora de parar. Mas, devo confessar, isso aqui é uma cachaça! Além do mais, o que eu poderia fazer tendo tantos discos (e dos mais variados) à mão, somado aos que regurlarmente me são enviados pelos meus bons e fiéis amigos colaboradores e parceiros? Ficar amontoado em pilhas de discos, guardando tudo para mim? Isso não faz sentido. Coisas boas são feitas para compartilhar! Música é cultura! E se ainda nos sobra essa riqueza, vamos usufrui-la, antes que a burrice faça mais estragos. Viva a liberdade de comunicação, de comunhão e fraternidade musical!
Parabéns para todos nós que sabemos dar valor à nossa arte maior, a música! Salvemos o Brasil! Salvemos todos nós! Parabéns ao Toque Musical! É hoje!!!

Para alguns talvez não importe
A outros no entanto seja o dia de festejar
Rir, brincar, cantar e pedir bis
Alegrar-se por ter entre tantos por aí
Blog de música para ‘com outros olhos ouvir’
É este o TOQUE MUSICAL do dia
No coração da gente fazendo brotar
Sensibilidade, saudade e alegria
Três anos hoje completas
Ofertando presentes diários de suma beleza
Quem visita sabe que vai encontrar vicejante
Uma memória musical que além de rara
Expressa do poeta esplendorosa proeza
Magia em pequenas doses
Universidade de lembranças e de história
Somos nós, os maiores presenteados
Internautas felizes por tua glória
Cuidado gentil de nos ofertar
Amor em letras e em melodias
Luzes constantes a nos brindar
Com amizade do BIOTRANSITANDO

O Brasil Na Copa Do Mundo (1970)

Vai Brasil!!! Daqui a pouco começa o jogo de Brasil x Portugal. Já estamos todos prontos. Eu porém, estou fazendo já a minha postagem do dia, pois sei que depois, dificilmente terei condições para isso. Como hoje é dia de Copa e também é sexta feira, dia do disco independente, vou postar este lp promocional, oferecido pelo Laboratório Lepetit quando em 1970 o Brasil se sagrou tri campeão mundial de futebol. Como em outros discos do gênero, já postados aqui, ele faz uma retrospectiva de algumas Copas, culminando no tricampeonato no México. É interessante também ouvir este disco, pois o roteiro e locução são diferentes. Uma outra visão documental do Brasil na Copa do Mundo. Espero que este disco nos dê sorte e daqui a pouco a gente possa vibrar com a nossa Seleção. Salve Brasil!!!

A Copa É Nossa 70 (1970)

Olá amiguinhos cultos e ocultos! A postagem de hoje é para os amantes do futebol, para os saudosistas e também para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer as equipes que fizeram do time do Brasil tri campeão mundial de futebol. Para quem gosta de futebol, ouvir trechos das transmissões desses jogos é tão prazeroso como ouvir música. Este álbum, que é duplo, foi lançado pela RCA em 1970, logo após o Brasil se sagrar tri campeão. Nele encontramos o registro gravado de trechos das transmissões diretas de três Copas – 1958 na Suécia, 62 no Chile e 70 no México – feitas pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. É nessa hora que a gente vê que aquele futebol com arte não existe mais. Cadê os craques???

Raros Em Bloco I





Olá! Como eu havia informado anteriormente, estou fazendo uma retrospectiva de alguns álbuns já postados aqui. Como disse, muitos dos nossos visitantes não fazem idéia do que temos no acervo e embora tenhamos diversas maneiras para acessar as antigas postagens, muitos se limitam ao que vêem. Assim, deixa eu mostrar um pouco do que já passou. Selecionei alguns dos álbuns mais raros e caros da fonografia nacional, objetos de desejo de muitos colecionadores.
Clique na imagem para ir direto à postagem original.