Marcos Resende & Nivaldo Ornelas – Som E Fantasia (1984)

Bom dia a todos! Hoje eu acordei meio perdido em meio aos meus problemas e tarefas da semana. Faltou até uma certa inspiração para preparar a postagem para o dia. Felizmente, meus ‘discos de gaveta’ estão sempre na prontidão para essas horas. Pensei que teria tempo para fazer algumas atualizações no blog, mas não deu não. Continuo na dívida, mas prometo acertar tudo nos próximos dias, ok?
Iniciamos então com música instrumental. Apresento, “Som e Fantasia”, disco lançado em 1984 pelos consagrados instrumentistas Marcos Resende e Nivaldo Ornelas, para o selo Barclay. Eis aqui um disco onde encontramos os dois músicos numa sintonia de dar gosto. Apenas os dois, teclados e sopros. Marcos Resende controla com maestria um arsenal de teclados, com a mais avançada tecnologia digital da época. Nivaldo Ornelas, por sua vez e também com o mesmo talento, vem com seus saxes e flautas. Este é um tipo de trabalho musical que só funciona bem com músicos experientes e talentosos. Em nenhum momento o disco nos soa de forma artificial ou sintético. O som é melodioso e rico. O repertório, entre temas autorais e outros (Noel Rosa e Carlos Lyra), dá ao lp um sabor bastante agradável. Se vocês ainda não ouviram este disco, não percam tempo, pois vale a pena 😉

som e fantasia
uma vez, uma tarde
mônica
variações sobre cantigas de roda
variações sobre o arqueiro do rei (II)
influência do jazz
duas faces do mesmo amor
alto das mangabeiras
último desejo
meu bom velho

Nivaldo Ornelas, Nelson Ayres, Márcio Montarroyos & Toninho Horta – Concerto Planeta Terra (1989)

Bom dia meus amigos cultos e ocultos! Como sempre, a gente nunca consegue agradar a todos. Seja na escolha dos álbuns apresentados, seja na escolha do provedor de links. Desta vez parece que alguns estão tendo problemas para baixar através do Mediafire. Eu acredito que isso esteja acontecendo devido a uma série de possibilidades, entre elas o fato de não termos uma conta ‘Premium’, a baixa qualidade de conexão em algumas regiões do Brasil e as interferências na rede devido ao aquecimento solar. A conta especial a gente pode até providenciar, mas melhorar a conexão da rede e criar uma consciência ecológica em todo o mundo ainda vai demorar.
Por falar em consciência ecológica, nosso encontro musical e independente desta sexta feira tem como tema justamente esta questão. Traz o encontro de quatro feras da música (instrumental) brasileira: Nelson Ayres, Nivaldo Ornelas, Márcio Montarroyos e Toninho Horta. Trago hoje para vocês o maravilhoso ‘Concerto Planeta Terra”. Um álbum duplo realizado pela IBM do Brasil e distribuído de maneira não comercial. O concerto aconteceu em São Paulo, no Parque Ibirapuera, em 1989. Foi um espetáculo grandioso, ao nível dos artistas principais, com direito a Orquestra Sinfônica (Jovem de Campinas) e os Corais da IBM de Sampa e Campinas. Participaram também, na cozinha de apoio aos ‘três mosqueteiros’, Zeca Assumpção no contrabaixo e Carlos Bala na bateria. Por aí já dá para se ter uma ideia da qualidade musical do show e do produto final que é este disco. Para completar, a direção musical do projeto foi toda de Toninho Horta. O álbum se divide igualmente para os quatro músicos e suas composições feitas especialmente para o projeto. Cada lado pertence a um artista que representa os quatro elementos: Ar – Nivaldo Ornelas, Água – Nelson Ayres, Fogo – Márcio Montarroyos e Terra – Toninho Horta. Confiram o toque…

nivaldo ornelas – ar
1º movimento: abertura
2º movimento: rock novo
3º movimento: variações sobre um tema dos Beatles
nelson ayres – água
márcio montarroyos – fogo
toninho horta – terra
1º movimento
2º movimento
3º movimento