Djavan – Primeiras Gravações… (2011)

Olá amiguinhos cultos e ocultos! Demorei, mas cheguei… E como sempre, fazendo a diferença 😉
Ontem eu havia comentado sobre a possibilidade de criarmos aqui no Toque Musical um dia na semana para coletâneas. Já tenho algumas aqui selecionadas faltando apenas as famosas capinhas. Tive a ideia de convidar alguns amigos blogueiros, inicialmente os que constam na minha lista de indicação, para criarem coletâneas, as quais eu irei postando gradualmente. Ao longo do tempo teremos uma série bacana, vocês não acham?
Hoje eu vou trazendo uma coletânea especial. Há pouco mais de um mês, o amigo Tri-X (aquele que me mandou o Sérgio Sampaio no Cabaret Mineiro) me presenteou com outro arquivo bem interessante, algumas das primeiras gravações do Djavan. Encontramos aqui gravações feitas a partir do início dos anos 70, quando ele então era contratato da Globo/Som Livre. Djavan fazia parte do ‘cast’ musical da Rede Globo, era cantor de trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados como Dori Caymmi, Toquinho e Vinícius e Paulo e Marcos Sérgio Valle. Paralelo a vida de intérprete ele também marcava presença como compositor. Sua música “Fato consumado” tirou segundo lugar no Festival Abertura e lhe garantiu o direito de gravar o seu primeiro lp, “A voz, o violão, a música de Djavan”, de 1976. Mas antes disso, porém ele lançou dois compactos compacto, em 1975 e 76 que estão reunidos aqui juntamente com algumas outras músicas do arquivo Som Livre datados a partir de 1973. O interessante desta coletânea, que eu aqui dei o nome de “Primeiras gravações…”, é que são de músicas, em sua maioria, inéditas ou nunca relançadas em coletâneas do artista.
Para embalar o nosso produto, criei esta capinha, partido da foto original da contracapa de um dos compactos. Modéstia a parte, acho que ficou apresentável, não é mesmo?

qual é
presunçosa
porta aberta
calmaria e vendaval
anastácio
olá
a escola
no silêncio da madrugada
samba da volta
fato consumado
rei do mar
um dia
é hora
romeiros
roque santeiro (bônus)