Raul Boeira – Volume Um (2009)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Deixa eu aproveitar a sentada aqui, enquanto tomo o meu café, para montar a postagem de hoje. Finalmente, depois de muita enrolação da minha parte, estou trazendo aqui para o Toque Musical o excelente álbum do cantor e compositor gaúcho, Raul Boeira. Há mais de um mês tenho ensaiado a apresentação deste trabalho, mas devido à alguns probleminhas e à própria agenda que criei no blog para os álbum/artistas independentes, só foi possível postá-lo agora. Com isso perdi a exclusividade de tê-lo em primeira mão, mas em se tratando de uma obra de excelente qualidade, como é “Volume Um” e também pela generosidade e atenção de Raul Boeira, eu jamais deixaria de postá-lo. Aproveitei a viagem para ouvir com carinho este disco e como nem sempre eu escuto música sozinho, acabei conquistando uma série de amigos, que logo perguntaram: que som legal é esse que está tocando? Pois é, um som muito legal mesmo, música gaúcha sem sotaque, ou por outra e acima de tudo, música popular brasileira da melhor qualidade. Raul é um artista que ultrapassa os limites fronteiriços e sua arte lhe dá asas (sem tomar Red Bull) para alcançar vôos até intenacionais. Música moderna, bem feita e bem executada. Raul me enviou tudo prontinho, o que facilitou ainda mais a minha vida de ‘blogueiro sem tempo para o blog’. Incluo, logo a baixo, parte do ‘release’ para que vocês possam conhecer melhor o nosso artista do dia e seu disco:
Em 2009, Raul Boeira lançou Volume Um, disco produzido no Rio de Janeiro, no legendário estúdio Nas Nuvens, com direção musical do pianista e arranjador Dudu Trentin, que atuou algum tempo em Passo Fundo, depois em Porto Alegre (Cheiro de Vida, Vitor Ramil, Nei Lisboa), Viena e hoje vive na capital carioca. O CD tem sambas, ijexá, xote, baião, partido alto, toada, além de candombe e milonga. O repertório traz doze canções: O poder da benzedura, Negro coração e Clariô (ambas em parceria com Alegre Corrêa), Oferenda, Doutor Cipó, Na beira do rio, Pro pandeiro não cair, Minha reza, Castelhana, Com o azul nos olhos (parceria com o porto-alegrense Mário Falcão), Tataravô e Laranjeira. O ‘cast’ conta com instrumentistas do primeiro time da MPB. Os guitarristas Ricardo Silveira, Lula Galvão, Celso Fonseca, Torcuato Mariano, Fernando Caneca, João Gaspar e Julio Herrlein; os baixistas André Vasconcellos e André Rodrigues; o baterista Alexandre Fonseca; os percussionistas Sidinho Moreira e Firmino; o flautista Marcelo Martins; o violinista Glauco Fernandes e o acordeonista Léo Brandão. A cantora carioca Barbara Mendes cantou em uma faixa. Atuaram como backing vocals Juliano Cortuah, Nina Pancevski e Lu Duque.
Outras informações, vocês poderão encontrar em anexo ao arquivo do disco. Quem ainda não o ouviu por aí, não devem perder esta oportunidade. Eu recomendo…

o poder da benzendura
negro coração
oferenda
doutor cipó
na beira do rio
pro pandeiro não cair
minha reza
castelheana
com o azul nos olhos
tataravô
laranjeira
clariô