Dorival Caymmi – Vários (1991)

Olás! Inicialmente eu gostaria de informar aos amigos que, na medida do possível, estou restaurando os ‘toques’ que vocês me apontam como falhos. Nunca deixo de passar mais de uma semana sem corrigir o que me é solicitado, porém alguma coisa sempre acaba ficando para trás. Quando acontecer, basta comentar e insistir… minha cabeça está a cada dia mais confusa.
Hoje iremos de Dorival Caymmi. Ou melhor dizendo, com a música de Dorival Caymmi. Este é um disco que não traz outro título além do nome do grande compositor baiano. Trata-se, por certo, de uma coletânea com diversos intérpretes da música de Caymmi. O lp tem como data em seu selo o ano de 1991, mas com toda certeza ele foi um relançamento. Embora eu não tenha encontrado informações a respeito, ao que tudo indica, ele foi lançado na década de 60. O produtor, Nazareno de Brito, reuniu alguns de seus maiores sucessos gravados por artistas do selo Beverly. Temos assim uma coletânea das mais singulares, com gravações sessentistas raras, que valem a pena serem ouvidas ou relembradas. Confiram…

nem eu – agnaldo rayol
marina – roberto silva
dora – angela maria
a jangada voltou só – trio tropical
eu não tenho onde morar – trio nordestino
peguei um ita no norte – conjunto de orlando pereira
joão valentão – angela maria
só louco – almir ribeiro
saudade de itapoã – wilson ferreira
nunca mais – angela maria
o mar – edy pollo
maracangalha – altamiro carrilho

Trio Nordestino – Forró Pesado (1975)

Para este domingo não me restou outra alternativa além dos meus famosos ‘álbuns de gaveta’. A esses eu recorro sempre quando não me sobra tempo para preparar as postagens. Daí utilizo o que tenho à mão. Hoje, como estou me transito, lanço terei que fazer diferente…
Aqui vai um dos grupos de forró mais conhecidos do Brasil. Eles estão na estrada, ou melhor, no salão a mais de quarenta anos pondo todo mundo para dançar. Começaram como trio, mas ao longo do tempo foram sofrendo mudanças. Continuam atuando, mas com uma nova geração.
Quem gosta de forró vai adorar este disco. Caí como uma luva em festas discontraidas.

forró pesado
por causa da pepita
tinguilinge
esquenta moreninha
apague o candieiro
fole de ouro
o que é que você está fazendo aí meu bem
paguei prá você tocar
sapo cururu
ela pede mais
quer casar vambora
são joão no quintal