Toque Musical 12 Anos

Hoje é aniversário do Toque Musical. Juro, eu havia me esquecido… Isso é uma prova do quanto estou desligado, ou melhor ainda, desmotivado com essa coisa de blog musical. A começar pela minha própria falta de tempo, ou pelo tempo que isso aqui ocupa da gente. É certo de que quando gostamos do que fazemos temos para isso todo tempo do mundo. Mas o mundo dá voltas e se transforma e aquilo que antes dava prazer torna-se uma obrigação. Acredito que os últimos anos a coisa aqui tem sido assim. Confesso que venho perdendo o interesse e a graça por tudo isso, mesmo assim, ao olhar para trás, ver tudo o que foi feito, penso que não posso abandoar o projeto de vez. Daí, ele segue, agora sem compromisso. Penso que se antes o Toque Musical era feito para todos, agora eu o faço para mim.
Preguiçosamente (falta de tempo), deixei muitos dias se passarem sem postagem, mas para não ficar muito espaçado entre os dias, estive voltando no tempo, num retardo, preenchendo os dias vazios. Estou agora só há um mês atrasado e hoje é dia de aniversário. Fui obrigado a voltar ao presente para registrar mais uma passagem. Inacreditavelmente, completamos 12 anos!
Quero agradecer a participação de todos os amigos cultos e ocultos que sempre estiveram por aqui, aos mais de 3 mil associados no GTM (Grupo do Toque Musical), aos colaboradores e em especial ao amigo Samuel Machado Filho, grande parceiro, responsável por dividir comigo tantas postagens através de seus textos sempre esclarecedores.
Não prometo, mas pretendo manter o Toque Musical sempre na ativa. Conto com a presença e mais ainda, a colaboração de todos. Grande abraço!

Augusto TM

.

Samba Nostalgia Vol. 2 (1977)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Fechando a nossa mostra de coletâneas, eu trago hoje uma que merece respeito, “Samba Nostalgia – Vol. 2”. Taí um álbum duplo que vale cada faixa em suas 36 músicas. Uma seleção de sambas da gravadora RCA Victor extraídos de discos e artistas do se ‘cast’ ao longo das décadas de 40, 50 e 60. Aqui temos o volume 2, mas logo que possível postarei também o primeiro (será que temos um terceiro?). Vamos ver isso. Até então, divirtam-se com essa seleção preciosa.

madame fulana de tal – nelson gonçalves
meus tempos de criança – ataulfo alves
rosa morena – miltinho
lamento – jacob do bandolim
yaya do cais dourado – martinho da vila
café soçaite – jorge veiga
falsa baiana – cor monteiro
nega maluca – linda batista
três apitos – maria bethania
cadê tereza – os originais do samba
volta por cima – adalto santos
luz negra – o sol nascerá – maria creusa
filoso fia do samba – candeia
adeus batucada – synval silva
nem é bom falar – adeus – ismael silva
boogie woogie na favela – ciro monteiro
o pequeno burgues – martinho da vila
caminhemos – nelson gonçalves
acertei no milhar – jorge veiga
pot pourri de samba – mané do cavaco
mora na filosofia – maria bethania
atire a primeira pedra – orlando silva
deixe essa mulher pra lá – ataulfo alves
os quindins de yaya – emilinha borba e cesar alencar
marina – dick farney
samba de uma nota só – leny andrade
amigo urso – moreira da silva
esses moços – lupicínio rodrigues
chora cavaquinho – orlando silva
notícia – nelson cavaquinho
vai, mas vai mesmo – nora ney
o orvalho vem caindo – almirante



.

A Grande Parada Vol. 4 (1974)

Olá, amigos cultos e ocultos! Ainda nas coletâneas, achei mais um “A Grande Parada”, do selo Beverly. Aqui o volume 4, lançado em 1974. Segue na mesma linha do primeiro, uma seleção de artistas do romântico popular. Como podemos ver pela capa, temos nomes consagrados e outros um tanto desconhecidos, ou ainda, pouco lembrados. Eis aqui a oportunidade da volta, eternizada pelo Toque Musical. Não deixem de conferir no GTM.

minhas qualidades, meus defeitos – paulo sérgio
vamos passear – sueli
animais irracionais (somos todos meio) – dom e ravel
venha sorrindo – os carbonos
zeca poeta de guerra – wando
ela não tá com nada – nerino silva
só penso em morrer – angelo máximo
agora é tarde – mauro sergio
eu vou voltar pra bahia – edu maia
o presentinho – dino rossi
aquello ojos verdes – gilberto reis
se meu amor não chega – carlos andré


.

RGE Em Marcha (1957)

Olá, amiguíssimos cultos e ocultos! Quando eu era criança estudei num grupo escolar municipal, uma escola, na qual havia um sistema de som com tocadiscos, que era usado diariamente como trilha para a marcha dos alunos enfileirados na saída das aulas. Me lembro que eram poucos discos na salinha reservada do som, entre esses havia o “RGE em Marcha”, este velho lp que eu hoje apresento a vocês. Como esse mundo dá voltas. Eu nem me lembrava, não fosse por conta da capa. Bati o olho e lembrei e daí pensei, seria uma ótima opção de postagem e aqui agora está… Temos neste lp de 1957, da RGE, uma seleção de melodias, dobrados, maxixes, músicas antigas em ritmo de marchas. A Orquestra RGE vem sob a regência do maestro italiano Henrique Simonetti. Taí, mais um inesquecível momento de um passado que certamente haverão outros compartilhando. Confiram, no Grupo do Toque Musical 😉

dois corações
dionisio gilberto
pé de anjo
formosa
princesa d’oeste
americanense
piraporinha
marcha dos futebolistas
maxambombas e maracatús
são paulo quatrocentão
marcha das bandeiras
domingo em ibirapuera


.

A Grande Parada (1971)

Olá amigos cultos e ocultos! Mais uma coletânea que por certo irá agradar. Desta vez temos aqui uma seleção de artistas românticos e populares, do selo Beverly, bem no inicio dos anos 70. Aqui iremos encontrar artistas como Angelo Máximo, Gilbert, Nalva Aguiar, Os Carbonos e outros. Esse tipo de coletânea é legal por que sempre traz um ou outro artista obscuro, ou que só chegou a gravar em compacto. Vale uma conferida no GTM…

o fim – mauro sergio
o nosso amor não está morrendo – angelo máximo
pela primeira vez – gilbert
davy – nalva aguiar
jardim de rosas – ornella
você também é responsável – os carbonos
funny funny – os carbonos
scaba badi bidu – jackie
ah se eu soubesse – cleo galanth
josé – nalva aguiar
eu sinto uma saudade de você
arrebita – dino meira


.

Entre Amigos (1985)

Olá, amigos cultos e ocultos! Aqui vai mais uma seleção que é bem mais que uma simples coletânea. Na verdade é uma seleção de clássicos da nossa MPB, reunindo grande nomes, num projeto que recebeu o título de “Entre Amigos”. Sim, é um encontro de amigos cantando, tocando, regendo e produzindo. Um trabalho sobe a direção musical, arranjos e regências do maestro Francisco de Moraes, o Chiquinho de Moraes. Aqui estão reunidos figuras como Gal Costa, Alcione, Joyce, Angela Roro, Lucinha Lins, Emílio Santiago, Leny Andrade, Zéluiz, Rosa Maria, Ruy Maurity e Filó. Não bastasse isso, ou por conta disso, temos também um timão de outros músicos instrumentistas e a participação internacional do francês Michel Legrand. Eis aqui um lp interessante no qual temos interpretações únicas, gravadas com exclusividade para esse projeto, lançado em 1985 pelo selo Pointer. Não deixem de conferir…

canção da américa – gal costa
casa no campo – leny andrade
pai e mãe – emilio santiago
recado – alcione
chuva de verão – joyce
aos nossos filhos – angela roro
o surdo – lucinha lins
meu silêncio – zéluiz
meu amigo meu herói – rosa maria
meu caro amigo – ruy maurity
universo no seu corpo – filó



.

As 13 De Sorte Vol. 2 (1969)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Na sequência das coletâneas, hoje temos “As 13 de Sorte 2”, lançada pelo selo Caravelle, em 1969. Temos aqui uma seleção popular romântica, com nomes de destaque: Paulo Sérgio, Marcos Moran, Tony Damito, Fredson, Parada 5 e outros do cast da gravadora. Acredito que boa parte do que temos aqui se limitou a essa edição. Portanto, trata-se de um lp de coisas raras que por certo irá agradar ao fiel público do TM, que também curti escutar música com outros ouvidos. Confiram lá no GTM 😉

um amor nascendo e outro morrendo – paulo sergio
vou casar – marcos moran
pra ver se ela para na minha – tony damito
você não vai encontrar um amor igual ao meu – fredson
quando eu disser adeus – arturzinho
strasera – josé ricardo
pra não dar na pinta – fredson
reverb beat (queremos pernas de fora) – bossa e música
flamengo e portela – as certinhas
sonnando – parada 5
prefiro então morrer – josé ricardo
sou gamado nela – artuzinho
eu bem sabia – paulo sergio



.

As 14 Favoritas – Som Maior (1968)

Olá amigos cultos cultos e ocultos! Ainda tentando fechar os 12 anos, aqui vai mais uma coletânea, também com 14 sucessos. Dessa vez temos as 14 favoritas do selo Som Maior, apresentando apenas artistas nacionais que na época estavam nessa gravadora. Como podemos ver já pela capa, temos um ‘cast’ de alto nível e um repertório a altura. Esta é a primeira vez que o link chega primeiro que a sua postagem. Já havia publicando o link no GTM, mas me esqueci da postagem. Pronto, está na mão…

margarida – os 3 morais
minha roda gigante – tito madi
maria carnaval e cinzas – pop 5
with a girl like you – the ghosts
meus amigos – embalo r
domingo no parque – titulares do ritmo
puppet on a string – conjunto mafasoli
alegria alegrua – titulares do ritmo
there’s a kind of hush -conjunto mafasoli
roda viva – pop 5
a whiter shade of pale – the ghosts
travessia – os 3 morais
chove outra vez – tito madi
the shadow of your smile – embalo r


.

14 Sucessos RCA Victor Vol. 2 (1966)

Olha aí, amigos cultos e ocultos! Hoje sem delongas, segue aqui outra boa seleção, desta vez da RCA Victor, que é sinônimo de qualidade e variedade. 14 Sucessos, Volume 2 nos traz uma coletânea de sucessos e em sua maioria artistas nacionais e de um período marcante da gravadora. Não deixem de conferir, pois aqui vocês encontram…

tristeza – maysa
a taste of honey – living brass
ternura – demetrius
michelle – expósito e sua orquestra
dio come ti amo – laredo brass
dá-me – dorothy
aline – orquestra namorados do caribe
ontem – sergio murilo
si fa sera – gianni morandi
maria elena – carlos gonzaga
thunderball – ray martin e sua orquestra
o homem que não sabia amar – josé ricardo
o canto de ossanha – wilson miranda
família buscape – meire pavão



.

14 Sucessos De Ouro Vol. 4 (1965)

Olá, amigos cultos e ocultos! Seguimos neste mês com algumas coletâneas, alguns daqueles discos que se não fosse aqui, vocês nunca teriam escutado. Nesta, eu confesso, até mesmo eu. E taí um bom motivo para apreciarmos, por exemplo, essa seleção da RGE, reunindo 14 músicas extraídas de discos de seus artistas. Temos assim um variado leque para promover seus lançamentos e artistas e atender ao seu mais diverso público. Um misto de sucessos nacionais e internacionais. Não deixem de conferir no GTM, pois temos aqui…

distância – miltinho
sukiyaki – the andrews sisters
garota de ipanema – paulinho nogueira
sabe deus – oslain galvão
blame it on the bossa nova – lawrence welk 
tudo de mim – rosana toledo
eu hei de seguir – george freedman
doce amargura – alda perdigão
soñar contigo – bienvenido granda
bonaza – billy vaughn
prova de amor – miguel angelo
apache – the bells
o tempo te dirá – raul sampaio
el relicario – ubirajara



.

Sergio Ricardo – Depois Do Amor (1961)

Boa tarde, amigos cultos e ocultos! Hoje estou trazendo para vocês um disco que há muito eu queria ter postado aqui, mas como vocês sabem, eu gosto de um serviço completo, ou melhor dizendo, gosto de apresentar arquivos completos. Tenho preguiça até de ouvir quando o arquivo não traz capa, contracapa, selo e encartes. Por essa razão o “Depois do Amor”, de Sérgio Ricardo ficou na gaveta, esperando por uma capa, contracapa e selo. Mas, finalmente apareceu, o meu amigo Fares me presenteou com essa pérola e agora então posso compartilhar a alegria com vocês.
Temos aqui um Sergio Ricardo intérprete, bem ao estilo do artista que se apresentava na noite com seu piano. “Depois do Amor” é um disco onde ele seleciona 12 canções de outros autores, algumas, ou quase todas, verdadeiros clássicos da nossa canção popular. Sem dúvida, um disco bem bacana, hoje também um clássico, indispensável em qualquer discoteca de Bossa Nova. E aqui também 😉

depois do amor
errinho atoa
maria dos olhos grandes
foi a noite
serenata branca
duas contas
poema dos olhos da amada
passarinho
dorme dorme menininha
eu sonhei que tu estavas tão linda
ilusão atoa
quem quiser encontrar o amor


.

O Ciclo Vargas – Um Visão Através Da Musica Popular (1983)

Olá, amigos cultos e ocultos! Esta postagem de hoje do Toque Musical é um LP duplo da série “Uma visão através da música popular”, produzida pelo Sesc em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, a mesma da qual apresentamos anteriormente o disco dedicado à Revolução de 1932. Desta vez, é abordado o longo período em que Getúlio Vargas governou o Brasil, tanto que várias de suas faixas já foram apresentadas nos dois volumes da coleção Grand Record Brazil sobre a Era Vargas, cujas resenhas foram de minha responsabilidade, e nas quais vocês poderão encontrar maiores informações sobre esse importantíssimo período da história do Brasil. O disco ainda apresenta duas paródias fazendo referência a Getúlio, das músicas “Taí” e “Gosto que me enrosco”, com o coral da gravadora Eldorado, e o samba-enredo “61 anos de República”, apresentado pela escola Império Serrano em 1951, mas só gravado em 1976. Enfim, um documento histórico que o TM põe à disposição.

harmonia harmonia
comendo bola
g-e-gê (seu getúlio)
gosto que me enrosco
taí
a menina presidência
glórias do brasil
onde o céu é mais azul
é negócio casar
o sorriso do presidente
brasil brasileiro
diplomata
salve 19 de abril
palacete do catete
salada política
ai! gegê
juramento de getúlio vargas na posse de presidente 1951
setenta e um anos de república
ministério da economia
coisa modesta (gegê)
trabalhadores do brasil
se eu fosse o getúlio
ele disse
hino a getúlio vargas



*Texto de Samuel Machado Filho

Grupo Nós – Rasante (1980)

Olá, amigos cultos e ocultos! Hoje o Toque Musical oferece a vocês o primeiro LP do grupo Nós, formado em Ribeirão Preto, em 1978, com o nome de Nós 4 e descendente direto de outra banda, o Grupo 17, muito conhecido na região nos anos 1960/70. O disco foi lançado em 1980, de forma independente, e tem sonoridade influenciada pelo rock progressivo, folk e MPB. E este foi apenas o início de uma carreira bastante promissora, que dura até hoje, mesmo com o falecimento de dois de seus fundadores, Henrique Bartsch e Johnny Oliveira. Portanto, é mais um produto de qualidade que o TM orgulha-se em oferecer. No arquivo do disco temos incluído mais informações sobre o grupo. Não deixem de conferir!

1968

circulo vicioso

rasante

retrato em 3×4

vozes

montes de minas

trombadinha

ao meu redor

andando nos andes

falo calado

razão blue


*Texto de Samuel Machado Filho