Grupo Manifesto – Nº 2 (1968)

Bom dia! Um caso que tem deixado muita gente com ‘a pulga atrás da orelha’ é o sumiço do nosso amigo Zeca, do Loronix. Estão todos por lá sem saber do paradeiro do loro. Há exatos dois meses ele fez sua última postagem e desde então nunca mais apareceu. Não postou mais nada e nem responde aos inúmeros e-mails e mensagens deixadas no Comentários. No quadrinho de bate-papo todas as hipóteses já foram levantadas, alguns inclusive já estão rezando missa de sétimo dia (xô, coisa ruim!). Ninguém sabe, ninguém viu… Até os que se dizem ‘mais chegados’ estão sem saber. Um mistério… Mistério é bom, levanta poeira… Mas vou baixar ela um pouco e já avisando: ele em breve vai voltar. Problemas todo mundo tem, mas o tempo faz tudo se resolver. Aguardem!

Bom, meu primeiro manifesto já foi feito. Agora vamos ao segundo… vamos com o Grupo Manifesto. Uma turma de jovens artistas, que se juntou a partir de 1966 para formarem um conjunto vocal/instrumental dos mais interessantes. Faziam parte do Manifesto nomes que hoje se tornaram artistas e produtores musicais consagrados. Era formado por Gutemberg Guarabyra (da dupla Sá & Guarabyra), Guto Graça Melo (compositor e produtor), Mariozinho Rocha (produtor e diretor musical da Rede Globo), Fernando Leporace (compositor e arranjador, fez também parte do grupo Vox Populi), os cantores Augusto César Pinheiro, José Renato Filho e Junaldo, além da cantoras Gracinha Leporace e Lucinha (da dupla Luli & Lucina). O grupo teve uma breve existência de apenas três anos. Gravaram somente dois ‘long plays’ e pelo selo Elenco. Dizem que os dois discos foram relançados na versão cd pela PolyGram, mas pelo jeito, em edição limitadíssima. Eu mesmo nunca vi. O primeiro disco é realmente muito bom, mas o número dois não fica atrás. As composições são quase todas de músicas próprias. Nenhum grande sucesso, mas todas da melhor qualidade. Um disco que merece também o nosso toque musical.
Esta postagem vai em especial para o meu amigo Chris, empolgado ao ter em mãos o vinil que eu agora estou postando. Taí, brother, agora é só conferir 😉
maria redentora
diferença
pra que brigar
hoje é domingo
quem vem
bloco da vida
garoto paissandu
sem dor
minha decisão
marianinha

Deixe um comentário