Egberto Gismonti (1973)

Bom dia amigos cultos e ocultos! Vamos iniciando mais uma nova semana musical, sempre em busca de coisas raras, curiosas e necessárias para o nosso universo fonográfico e cultural. Numa apresentação rapidinha, porque eu também não posso parar, aqui vai o disco de hoje.

Vamos com o Egberto Gismonti, compositor, multi instrumentista e arranjador dos mais renomados, figura que dispensa maiores apresentações. Temos dele este raro álbum gravado em 1973, já relançado em cd, mas sempre difícil de encontrar. O disco da árvore, como é mais conhecido, nos mostra uma fase onde o artista se divide. Começa a romper com algumas estruturas, criando composições ainda mais complexas, demonstrando uma forte tendência para a criação instrumental. Sua música, se antes já apresentava um estilo pouco comercial, passa nos anos 70 a se afastar ainda mais. Num país como o Brasil, onde a qualidade do popular é muitas vezes duvidosa, para um artista como Egberto a melhor saída é o aeroporto, em direção aos lugares onde sua música tem reconhecimento. Mas nem por isso ele abandona de vez suas origens e sua terra. O cara é um artista genuinamente brasileiro e sua arte mesmo que internacional e as vezes até erudita, nunca perde a referência verde e amarela. Egberto é talvez um dos mais completos artistas da música brasileira. Neste álbum ele conta com a parceria de Geraldo Carneiro como letrista em todas as faixas. A produção é de Milton Miranda e a direção musical do maestro Gaya. Um álbum, sem dúvida, dos seus melhores.
O arquivo apresenta duas versões, a do vinil e outra digital para comparação. Confiram o toque…
luzes da ribalta
memória de fado
academia de dança
tango
encontro no bar
adagio
variações sobre um tema de brouwer
salvador

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

5 pensou em “Egberto Gismonti (1973)

  1. Valeu mesmo! Este album é pura beleza! … Ouro em pô! Eu nunca vi está capa nos sebos do Rio nem, na praça 15 no sábado onde se encontram a maioria das joias dos Lps antigos do Brasil trocados ou vendidos ''a preço de banana''
    Christophe Rousseau – Niteroi

  2. TM

    Por favor poderia repostar o link desse album pois estou mto interessado em ouvir e n encontro em parte alguma links disponiveis.

    desde ja Obrigado.
    abs

Deixe uma resposta