Os Grandes Momentos – O Fino… (1978)

…E por falar em coletânea fina, aqui vai mais uma que com certeza irá agradar aos amigos cultos e ocultos. Literalmente o fino da música popular feita no Brasil. Temos hoje este disco onde estão reunidos vários dos nossos grandes nomes em momentos ao vivo e que foram transmitidos pela televisão nos anos 60. Não tenho muita certeza (e nem vou tomar meu tempo pesquisando), mas acredito que esses registros fazem parte do saudoso programa da TV Record, “O Fino da Bossa”, comandado por Elis Regina e tendo sempre ao lado o Jair Rodrigues e o Zimbo Trio. Este foi, sem dúvida, o melhor e mais completo programa de música da televisão brasileira. Num tempo em que as emissoras de tv podiam se dar ao luxo contratar e ter em seu ‘cast‘ centenas de artistas de alto nível e de renome. “O Fino da Bossa” estreou em 1965 e durou por quase três anos, com apresentações transmitidas diretas do Teatro da Record onde o programa acontecia, sempre nas segundas-feiras. Um outro diferencial do programa era o tempo de duração, chegava a quase três horas! E a Elis cantava como nunca. Ela era a grande estrela que lotava o teatro toda a semana. Programas igual a este eu nunca vi igual, bons tempos, heim? Confira aí a bolacha, pois eu acredito também que há faixas aqui nunca antes ouvidas além daquele tempo. Taí uma das coisas boas de coletâneas, sempre tem uma azeitona a mais 🙂

pout pourrielis regina e jair rodrigues
pau de arara – ary toledo
opinião – nara leão
pedro pedreiro – quarteto em cy
reza – edu lobo
upa neguinhozimbo trio
pout pourrielis regina e jair rodrigues
porta estandarte – geraldo vandré e tuca
olê olá – chico buarque
dá-me – dorothy
samba em prelúdio – agostinho dos santos e rosana toledo
preciso aprender a ser só – os cariocas

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

12 thoughts on “Os Grandes Momentos – O Fino… (1978)

  1. Saluton!
    Gostei da referência ao LP organizado pelo Prof. S. Chaves!
    É um ótimo trabalho feito com cuidado na preservação da música brasileira traduzida para o Esperanto. Dos 8 LPs Por Pli Bona Mondo, comprados por mim, todos foram dados de presente. Só tenho uma gravação em Fita Cassete, mas valeu à pena divulga-los outra vez!
    Parabéns!
    Elma

  2. Ótimo Toque!
    1)a gravação de “Porta estandarte” com Vandré & Tuca eu não a tinha (embora já conhecesse).
    2)Nunca ouvi falar em “Dorothy” (cantando a música do Adilson Godoy).
    3) Eu tenho uma gravação de “Samba em prelúdio” com os dois intérpretes, Agostinho e Rosana. O curioso é que eles cantam as duas partes da canção invertidas com relação a este disco.
    Valeu!

  3. Amigo,

    Poderia conferir, nos créditos do lp, em que data foi gravada a faixa “Preciso Aprender a Só Ser”, com Os Cariocas?

    Grato,

    KL

  4. KL,
    todas as informações sobre este disco estão incluídas no arquivo. Eu suponho que a gravação seja de 1965, mas não tenho como confirmar.

  5. Corrigindo a informação do TM, algumas faixas não são ao vivo e sim em estúdio, como essa de “Os Cariocas”. Se no disco fala que são todas ao vivo, está errado. O certo é que as canções se reportam aquele época.

  6. Na verdade é como o Qual delas? disse, algumas faixas não são ao vivo, mas com certeza foram apresentadas no programa. Esta dos Cariocas, realmente não é ao vivo, é de estúdio.

Deixe uma resposta