Marinês – Meu Carirí (1976)

Olás! Já que a festança está boa, vamos até o fim da semana neste ritmo. Ninguém reclamou, sigamos em frente que a fogueira está queimando…

Nos últimos dias tivemos aqui dois personagens, o Coroné Pereira e o Zeferino, inspirados num misto de caipira e nordestino, figuras comuns às tradições de festejos joaninos. As festas juninas estão presente em todo o Brasil, mas se concentram mais no sudeste e nordeste, onde as tradições são ainda mais fortes. E nessa de “fulando de tal e sua gente’, acabei me lembrando da Marinês e Sua Gente. Êta forró arretado de bão! Daí não de outra… Marinês na cabeça! Ou melhor, na postagem do dia. Ainda mais num sabadão como este. Tá na festa! 🙂
Marinês foi a primeira mulher a formar um grupo de forró. Recebeu merecidamente o título de “A Rainha do Xaxado”. Ao lado de Luiz Gonzaga ela hoje se tornou um mito da música nordestina. Era inclusive chamada de “Luiz Gonzaga de Saia”. Sua fase de maior sucesso foi nos anos 50 e 60, mas nas décadas seguintes ela continuou sempre muito ativa, principalmente no norte do país.
“Meu Carirí” foi um álbum lançado (supostamente) em 1976 pela CBS, através do selo Veleiro. Nele encontramos uma espécie de coletânea, reunindo entre novas gravações outras lançadas em discos anteriores pela mesma gravadora. Um disco bem no clima e no espírito das festas de São João, mas serve para qualquer outro momento. Vai um quentão aí?
meu carirí
nordeste valente
só pra machucar
matando na unha
explosão
desse jeito não dá pé
sou o estopim
nosso amor foi uma aposta
cerca velha
casa de marimbondo
e a sêca continua
vivendo e aprendendo
sem vergonheira
amor sem fim

Deixe um comentário