Os Sambas Que João Gilberto Ama (2009)

Bom dia! Começando a quarta feira com muito pique, fui logo preparando esta coletânea, mais que especial, para fazer valer o dia. Esta seleção musical a qual eu denominei “Os Sambas que João Gilberto Amam” foi inspirada numa outra que saiu no ‘mercado paralelo’ do japonês no ano passado, reunindo uma série de sambas antigos, clássicos que o nosso querido João Gilberto sempre incluiu em seu repertório. Os arquivos me foram enviados pelo Chris Rousseau e agora, depois de preparar uma capinha com sabor tropical, apresento montado um álbum que foi sem nunca ter sido. Como vocês podem observar logo a baixo, trata-se de uma coletânea com gravações originais e algumas, inclusive, muito raras.

Só mesmo através de coletâneas como esta podemos hoje em dia ter acesso às velhas bolachas de 78 rpm. Gravadoras como RCA, Odeon e Copacabana sempre se preocuparam em relançar seus antigos sucessos na época de ouro do vinil. Com a chegada do cd as preocupações se concentraram no máximo aos ‘Long Plays’, em especial àqueles que tiveram boa vendagem. Foi mais por iniciativas isoladas, como as dos selos Revivendo e Moto Discos, que viemos a ter contato com pérolas esquecidas no fundo do mar. As questões de direito de publicação, exclusividades e contratos tiranos foram o grande empecilho para que uma seleção como esta pudesse vir a público. Viva hoje a liberdade conquistada na anarquia! Salve os novos tempos e a tecnologia que nos permitiu ter acesso ao que achávamos já ter perdido, a nossa memória fonográfica e musical. Por favor, não me venham falar de direito autoral baseado em estruturas comerciais fracassadas. Ponha o cifrão de lado e use o bom senso. Nem tudo que tem valor se adquire através do dinheiro. A riqueza cultural não pode ser vendida. Ela é naturalmente do povo, feita para o povo e pelo povo. É preciso separar o joio do trigo…
aquarela do brasil – francisco alves
no tabuleiro da baiana – luiz barbosa e carmem miranda
morena boca de ouro – silvo caldas
da cor do pecado – silvo caldas
a primeira vez – orland silva
aos pés da cruz – orlando silva
samba da minha terra – band da lua
acontece que eu sou baiano – anjos do inferno
rosa morena – anjos do inferno
doralice – anjos do inferno
sem compromisso – anjos do inferno
bolinha de papel – anjos do inferno
pra que discutir com madame – janet de almeida
eu sambo mesmo – anjos do inferno
de conversa em conversa – isaura garcia e os namorados da lua
tintim por tintim – os cariocas
adeus america – os cariocas
eu quero um samba – os namorados da lua
quando você recordar – garotos da lua
amar é bom – garotos da lua
duas contas – trio surdina
outra vez – dick farney
você esteve com meu bem – marisa
quando ela sai – joão gilberto
meia luz – joão gilberto

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

12 pensou em “Os Sambas Que João Gilberto Ama (2009)

  1. Frase muito comum na minha juventude que o tempo modificou, graças a pessoas como você e a internet: “O Brasil não tem memória musical”.
    Abraços,

  2. ¡Liiiindo!. Reconocer estos sambas, es conocer algo de esta musica, tan brasileira y tan magica. Y yo reconosco… La verdad es que se mas de Sambas que de tango. Gracias

  3. Amigo, eu adoro o seu blog! La eu encontrou musicas raras que eu nunca oviou antes, commentarios intelligentes e paxião verdadeira pela musica. Muito obrigado para o seu trablaho, e muito boa sorte para continuar. Abraço, Thierry (Paris, França)

  4. Pôxa, eu cheguei atrasado e também gostaria de ouvir o disco. A repostagem seria muito bem vinda.

Deixe uma resposta