Carlão Elegante – Um Cidadão Sambista (1979)

Olha aí, meus prezados, quem vem pintando no pedaço… Carlão Elegante, conhece? Acredito que muito poucos fora das rodas de samba do Rio de Janeiro o conheceram. Digo isso e no tempo passado porque sou também um dos que nada sei a seu respeito e no pouquíssimo de referência que encontrei sobre o sambista, consta já ter falecido. Espero, pelo menos nesse ponto estar enganado. O pouco que encontrei são apenas referências à sua pessoa, nada muito consistente. Carlão foi puxador de samba, me parece que pela Estácio. Foi parceiro de Nei Lopes em diversos sambas e participou em disco de outros artistas, inclusive Elizete Cardoso. Há também referências a um Carlão Elegante no cinema nacional dos anos 70, mas meu tempo não me permitiu uma pesquisa mais detalhada que comprovasse isso. Acredito que este tenha sido seu único disco, lançado pela CBS em 1979. O álbum é bem produzido e apesar de não trazer muitas informações, percebe-se logo na primeira faixa que o Carlão está bem acompanhado por músicos que não deixam a peteca cair. A voz do sambista é poderosa e faz jus à fama de puxador de escola de samba. Acredito que este é um bom e raro disco de samba, que merece o nosso toque musical. Confira aí e dê a sua opinião. Tá valendo?

um cidadão sambista
morar no meu peito
soprou bom vento
desamor
explicação
papel de pão
mundo desigual
samba sim
momento de paz
mar de encanto
o violão e a conqusta
almôndegas de ouro

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

10 comentários a “Carlão Elegante – Um Cidadão Sambista (1979)

  1. Que buena version de “Papel de pão”, creia que era de Aragao.No se si mi opinion tiene valor, pero me gusto mucho, sobre todo “Mar encantado” es la primera ves que lo escucho.
    Gracias X 1000

  2. E ai este Carlão ai tem historia hein foi professor de violão de um monte de bamba, Mestre Monarco falou dele se não me engano e também participou od conjunto la vai samba também, eu descobri por acaso uma vez no Youtube e qual foi minha surpresa ao achar o disco aqui neste palco de preciosidades..parabens pelo trabalho amigo sei o trampo que da e me emociono e quase morro de anciedades para o dia passar e dar de frente com outra preciosidade. Salve (tenho um blog tb http://www.ecosdotelecoteco.blogspot.com)

  3. encontrei ele entre um disco e outro,num sebo..peguei só pela capa..quando escutei quase chorei..carlão elegante é fora de serie! lado A-desamor e lado B inteiro simplesmente maravilhoso

  4. Olá amigos, meu nome é Pedro Paulo Jr, sou sobrinho do saudoso Carlão Elegante, meu pai era seu irmão “Pedro Paulo Oliveira (falecido) e meu outro tio Joãozinho, mais conhecido como João do Cavaco. Meu tio participou de um filme sim, mas o que mais amei, foi o papel dele na novela Pai Heroi, onde ele contracenava com a Gloria Menezes na Gafieira da Ana Preta.

  5. SOU IRMÃO DE CARLÃO ELEGANTE,MUSICO,COMPOSITOR,CANTOR COM MAIS DE 50 OBRAS GRAVADAS COM :JORGE ARAGÃO,DUDU NOBRE,MARÇAL,FUNDO DE QUINTAL,LECI BRANDÃO,REINALDO E OUTROS.TAMBÉM PARTICIPEI DA NOVELA PAI HEROI O CONJUNTO QUE TOCAVA NA BOATE DA ANA PRETA(GLORIA MENESES) FOI FUNDADO POR MIM (REALIDADE DO SAMBA).TRABALHAMOS TAMBÉM EM 2 FILMES NACIOMAL. AGRADEÇO PELO TOQUE DO MEU SOBRINHO PEDRO PAULO JUNIOR A MEMORIA DE MEU IRMÃO CARLÃO ELEGANTE.QUALQUER TOQUE A MAIS ESTOU A DESPOSIÇÃO.

  6. Ele era um exímio atista e padrasto do meu pai,um ser humano incrível tbm assim relata meu pai sobre a convivência com ele,que era uma pessoa digna de muitos louros por seus talentos.

Deixe uma resposta