Carmelia Alves – Baiões (1955)

Olá! Vamos aos poucos botando a casa em ordem. Depois do vendaval que eu mesmo provoquei, mudando tudo de lugar, já tem gente perguntando o que foi que aconteceu. Repetindo e finalizando o que eu disse antes, o blog estava travando por conta de um dos contadores de visitas, justamente o que eu achava mais legal porque me dava o número de visitas ao dia. Fui obrigado a retirá-lo e também o quadrinho de bate-papo. Com essa minha mexida, acabei desconfigurando todo o layout. Mas irei gradualmente colocando as coisas no seu lugar. É só questão de tempo.
Para a postagem de hoje eu estou tendo que recorrer ao meu arquivo emergencial, também chamado de “álbuns de gaveta”, que são aqueles que ficam de prontidão, para qualquer eventualidade (ou falta dela). Meu tempo, mesmo no feriado, está curtíssimo.
Vamos então trazendo a cantora Carmélia Alves. Se Luiz Gonzaga é o rei do baião, Carmélia, com certeza é a rainha. Prova disso é sua grande dedicação a esse ritmo nordestino que ela soube como ninguém interpretá-lo durante toda a carreira. Aqui temos um disco lançado pela Continental em 1955, onde estão reunidos alguns dos mais célebres baiões gravados por ela em 78 rpm. São músicas em sua maioria de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e Hervé Cordovil. Disquinho muito bacana, pode conferir…

sabiá na gaiola
cabeça inchada
esta noite de sereno
no mundo dos baiões I
hei boi
adeus, adeus moreno
saia de bico
no mundo dos baiões II

Deixe um comentário