Vassourinha (1969)

Olá! Hoje, por alguma razão que eu desconheço, não consegui acessar o blog. Há algo bloqueando e curiosamente apenas Toque Musical. Estranho… Espero que seja apenas uma coisa passageira. Somente agora consegui continuar esta postagem. (já não bastasse a minha falta de tempo).
Eis que temos para hoje a carismática figura de Mário Ramos – o Vassourinha – cantor de samba, considerado “uma das maiores revelações de todos os tempos da música popular brasileira”. Eu, por certo não discordo dessa máxima e nem do seu talento, que só conheço da história e de suas doze gravações que aqui se fazem presentes neste disco. Vassourinha foi um artista que morreu precocemente e no início de carreira, com apenas 19 anos. Talvez por esse fatídico motivo, o que é muito comum, a celebridade do artista tenha se fortalecido, gerando uma figura lendária e ainda mais admirada.
Este disco reúne suas doze gravações feitas em bolachas de 78 rpm, nos anos de 1941 e 42. São composições, em sua maioria de Antonio Almeida, Braguinha e Wilson Baptista, que em algumas assina com J. Baptista. Lançado originalmente em 1969 pelo selo econômico Musicolor, da Continental, este lp foi remontado e lançado com uma nova capa em 1976 e posteriormente relançado em cd pela Warner. No livro “Os 300…” (não confundir com os de Esparta) a versão de 76 faz parte da seleção dos “discos importantes da núsica brasileira”.

.
juracy
seu libório
olga
tá gostoso
emília
ela vai à feira
chik chik bum
apaga a vela
amanhã tem baile
volta pra casa, emilia
amanhã eu volto
e o juiz apitou

Deixe um comentário