Elcio Alvarez E Sua Orquestra – Exaltação À Viola (1975)

Bom dia a todos! Antes mesmo de tomar minha dose de Omeprazol pela manhã, vou logo deixando pronta a postagem da quarta-feira. Espero que seja do agrado a todos.
Imagine juntar Renato Andrade com Ray Conniff e um Regional do início dos anos 60. Para completar, acrescente um pouco de exotismo a la Esquivel. É mais ou menos por aí que eu definiria este simpático lp. Como sempre, informações sobre discos raros são às vezes ainda mais raras. Este não fugiu a regra apesar de seu autor ter sido uma grande referência no passado. Eu me refiro ao maestro e compositor Élcio Alvarez que nos anos 50 e 60 esteve muito atuante como arranjador, regente e produtor musical. Em agosto do ano passado eu postei aqui um disco da trilha da novela “Simplesmente Maria”, que foi feita por ele. Élcio também esteve a frente (e por trás) de muitos trabalhos e artistas até a década de 70. Era um dos mais requisitados arranjadores, um autêntico músico de estúdio. Por ele passaram artistas dos mais diversos estilos e talentos. Foi, sem dúvida,um dos grandes maestros da nossa música popular.
Como eu disse, este é um álbum diferente, uma exaltação à viola caipira e à música regional. Seu repertório, como podemos ver logo a baixo, é composto de samba, baião, cateretê, maxixe, chôro e congada. A viola, por incrível que pareça, se destaca mais no título e capa do álbum que propriamente nas músicas. Os arranjos com orquestra e côro intimidam o som da viola. Mas nem por isso o lp perde seu encanto. Vale a pena conferir…

de papo p’ro á
minha terra
flor amorosa
morrendo de amor
na serra da mantiqueira
tristeza do jeca
rato, rato…
na virada da montanha
piraporinha
baião da serra grande
azulão
sôdade ruim

Deixe um comentário