Ases Do Ritmo – Ritmos Do Brasil Em Estéreo (1958)

Olá amigos foliões! Embora hoje seja o verdadeiro dia do Carnaval, eu acho que já podemos dar uma desacelerada. É sabido que nessa época as pessoas abusam e excedem em todos os sentidos.

Por isso, vou dar uma ‘manerada’ nas marchinhas. Não quero ser o culpado se alguém morrer de overdose musical carnavalesca. Se formos considerar as repostagens, tivemos na semana uns 35 discos para o Carnaval. É mole ou querem mais? Contudo, não vamos sair do ritmo, pois o balanço é muito bom.
Por falar em ritmo, hoje iremos com Os Ases do Ritmo no lp “Ritmos do Brasil em estéreo”. Este álbum tem uma grande peculiaridade que é o fato de ter sido o primeiro disco gravado em som estereofônico. Na segunda metade da década de 50, começam a chegar no Brasil o sistema de equipamentos de alta fidelidade (High Fidelity ou Hi- Fi). Logo em seguida viria a estereofonia, que estréia no Brasil em 1958, justamente com o lp “Ritmos do Brasil em Stereo” pela RCA Victor. Este seria então o primeiro exemplar estereofônico totalmente nacional, com músicas e instrumentistas brasileiros. Os discos gravados no novo sistema dual não demoraram mais que dez anos para suplantar totalmente os tradicionais em mono. Os primeiros lançamentos em estéreo de 1958 a 1963 se tornaram peças raras e valiosas para colecionadores no mundo inteiro. Um álbum como este, em bom estado, está cotado a uma faixa de 150 dólares. É possível encontrá-lo mais barato, eu mesmo já vi alguns em sebos do Rio, Sampa e BH.
O álbum, como se pode ver logo a baixo, apresenta um repertório fino e escolhido a dedo. Podemos dizer inclusive que ele foi o primeiro a incluir o ícone musical da Bossa Nova, “Chega de saudade”, que ao som estéreofônico fica ainda mais deslumbrante. Disso tudo só faltou uma coisa. Sabermos mais sobre o grupo Ases do Ritmo. No texto da contracapa não há essa informação. Pela rede também ficamos na mesma, eu não achei nada relevante ou revelador. Preferi deixar esta questão em aberto para que nossos acadêmicos de plantão nos oriente. Este é um bom motivo para comentários, não acham?
.
falsa baiana
lamento
baião
chega de saudade
os quindins de iaiá
1 x 0
se acaso você chegasse
atira a primeira pedra
kalú
cai, cai…
copacabana
andré de sapato novo

Deixe um comentário