Fred Williams E Dalila (1971)

Ao lado de Edú da Gaita, o carioca Fred Williams, nome artístico de Manoel Xisto, foi um dos grandes gaitistas do Brasil. Autodidata, iniciou-se na harmônica ainda bem jovem. No final dos anos 30 foi para o rádio como integrante de um conjunto musical. Seus primeiros discos vieram a partir dos anos 50. Suas composições faziam muito sucesso. Dominava os diversos tipos de gaita e, veladamente, rivalizava com o célebre Edú. Segundo as escassas e duvidosas fontes, o gaitista gravou dezenas de bolachas em 78 rpm e apenas um lp, encerrando sua carreira no inicio dos anos 60 (eu cá, tenho as minhas dúvidas). Infelizmente não há na rede informações precisas ou detalhas sobre Fred Williams. Acho que só mesmo recorrendo aos universitários e acadêmicos de plantão.
“Fred Williams e Dalila” é um álbum que nos mostra o contrário do que foi dito. Este disco foi lançado em1971 (e eu conheço dele pelo menos mais uns dois lps). O repertório é composto por alguns temas gravados anteriormente, possivelmente regravação, pois o disco ainda nos apresenta coisas inéditas e de outros autores. Quanto à Dalila, não adianta perguntar ou procurar. Ela não toca e nem canta, apenas encanta a capa. Possivelmente seria a esposa do gaitista. (ou não?)

meu pequeno cachoeiro
dorinha meu amor
lampeão de gaz
prá começo de assunto
não vou nessa cascata
maricota do cajú
uma farra em porto alegre
balança tudo
mâezinha do coração
briguinha de amor
viajando pra fazenda
ilusão de um grane amor

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

13 thoughts on “Fred Williams E Dalila (1971)

  1. Meu querido amigo. Com esse LP do Fred, vc me arripiou. Pensei que ninguém tivesse este disco. Até hoje, ainda toca por aqui,em uma emissora. Se você tiver outros ponha logo, gosto muito de ouvir harmônica.Baixei muitos de outros blogs; Edu, Rildo Hora, Toots, Cleyber, Hendrik, Omar Tzar,Hugo Diaz, etc. Abçs, Fernando Gregório. Belém-Pará

  2. Este blog continua sendo um excelente toque para ótimos discos como este de Fred, o de Ely Camargo, o do Albertinho Fortuna com a rara música Lamento Árabe, única gravação dela. Parabéns!

  3. Excelente Contribuição para a memória musical brasileira. Inexplicavelmente Fred Williams nâo é divulgado como outros grandes gaitistas do passado. Acho que este não é o único LP do artista. Lembro-me de outra capa. Que outras postagens surjam!

    Bhaia

  4. por curiosidade digitei o nome de fred william e me deparei com sua foto e da dalila. infelizmente ele morreu se foi e nem, ao menos tive como dizer a ele como teria sido bom ter vivido com ele como pai e filha ja que sou sua sua filha e ele nunca reconheceu isso. tivemos poucos momentos juntos mas gostaria de te-lo conhecido melhor principalmente como pai…. ROSANGELA

  5. Olá Augusto,

    você poderia repostar este no grupo do Toque Musical? Estou meio atrasado, só agora conhecendo o Fred Williams (grande gaitista). Este é um dos discos que ainda não escutei …

  6. oh… que beleza lembraram do xisto… fomos colegas de trabalho para a fca. de gaitas hering…onde ficamos varios anos na promoção das gaitas… estivemos juntos muitas vezes no rio e em sp. algumas musicas foram de influencia nossa pois até tocamos juntos num estudio do rio de janeiro …a bem da verdade tinhamos uma boa amizade…e eu ia a casa dele em ramos e tocavamos muito… e alem da gaita ele tocava acordeon ,,,e nos divertiamos com esta situaçâo…hoje eu com 90 anos e ainda tocando minhas gaitas tenho saudades daquele tempo pois foi maravilhosa aquela época……..quanto a gravação que fizemos foi em acetato da época,si aprouver posso contar mais passagens interessantes sobre esta materia, leve omeu abraço cordial a v. augusto….e a todos os gaitiatas do Brasil.

  7. oh… que beleza lembraram do xisto… fomos colegas de trabalho para a fca. de gaitas hering…onde ficamos varios anos na promoção das gaitas… estivemos juntos muitas vezes no rio e em sp. algumas musicas foram de influencia nossa pois até tocamos juntos num estudio do rio de janeiro …a bem da verdade tinhamos uma boa amizade…e eu ia a casa dele em ramos e tocavamos muito… e alem da gaita ele tocava acordeon ,,,e nos divertiamos com esta situaçâo…hoje eu com 90 anos e ainda tocando minhas gaitas tenho saudades daquele tempo pois foi maravilhosa aquela época……..quanto a gravação que fizemos foi em acetato da época,si aprouver posso contar mais passagens interessantes sobre esta materia, leve omeu abraço cordial a v. augusto….e a todos os gaitistas do brasil.

  8. Kley Willians fico muito grato pelo seu comentário e também honrado pela sua participação. Gostaria sim que você nos contasse um pouco mais dessas histórias. Fique a vontade, o espaço é todo seu. Seja bem vindo!

Deixe uma resposta