Edson José Alves – Meu Violão Brasileiro (1983)

Ontem recebi um e-mail de um amigo me pedindo desesperadamente este disco. Cheguei a achar estranho seu pedido, visto que este álbum já foi postado em outros blogs. Mas conhecendo o ‘Fuinha” como eu conheço, imagino que os links já tenham caducado ou a qualidade ficou aquém do esperado. Então, aqui vai o disquinho… música instrumental na veia!
Edson Alves é um músico talentoso. Baixista da Banda Mantiqueira e guitarrista da Orquestra Jazz Sinfônica. Ele é compositor, arranjador e instrumentista. Toca violão, viola, guitarra, contrabaixo, flautas, entre outros. Em Setembro do ano passado eu postei de Edson o álbum “Preamar”. Desta vez vamos com “Meu violão brasileiro”, trabalho lançado pelo Estúdio Eldorado em 83. Acredito que tenha sido seu primeiro disco solo. Um disco com dez faixas instrumentais e a participação de feras como Dominguinhos, Olmir Stocker e Heraldo do Monte. No repertório temos chôro, samba e valsa. Muito bom!
Aproveito, já que falamos de música instrumental e violão, para dar um alô ao violonista Álvaro Henrique, que me enviou um pedido de divulgação de seus videos no Youtube (1, 2 e 3). Henrique toca o “Concerto de Copacabana”, para violão e orquestra de Radamés Gnatalli, com a Orquestra de Câmara Vale do Paraíba e regência de Rogério Santos. Segundo o instrumentista, “a composição remete ao Rio idílico dos anos 40, pré-Bossa Nova, e representa as belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro. A orquestra é um grupo que trabalha num projeto social em São José dos Campos, e vêm realizado um trabalho belíssimo.”

subindo ao céu
na praia das toninhas
da cor do pecado / caco velho
não leve a sério
noites cariocas
bachiana brasileira n. 5
chorinho pro miudinho
pedacinho do céu
moleque
chorei

Deixe um comentário