Taiguara – Carne E Osso (1971)

Bom dia, boa tarde, boa noite… Hoje o nosso encontro é com o Taiguara. É a terceira vez que posto um disco dele no Toque Musical. Estou trazendo este álbum porque é outro que fez parte de bons momentos da minha vida.
Um dos artistas mais visados pela repressão do governo militar, foi sem dúvida o Taiguara. “Carne e Osso”, seu primeiro álbum barrado pela censura, trazia entre outras a faixa “A ilha”, condenada por tratar-se de uma referência à ilha de Fidel, Cuba. O disco antes de ser lançado foi todo picotado, retalhado pelos censores. O que mais deixava os milicos putos da vida era a forma como Taiguara compunha suas letras, mesclando o romântico com o revolucionário, criando analogias que muitas vezes eram feitas pelos próprios censores ou outros artistas que interpretavam suas músicas. Podemos perceber isso na faixa final “Sarro de 30 segundos”. Um sarro mesmo – que ele tira da cara da censura e dos diretores da Odeon. São trinta segundos onde nos é apresentado um tema instrumental, um balanço intencionalmente agradável que nos 30 segundos é cortado abruptamente. Fica na gente aquela sensação ruim, provavelmente semelhante a que ele sentiu quando suas composições passaram pela tesoura.
Este disco foi relançado em cd e me parece que até já foi postado em outros blogs. Independente disso, vou postando o meu também. Podem chegar porque está completo, com direito inclusive de um bônus final.

berço de marcela
virgem dos olhos de vidro
momento do amor
bicicletas
carne e osso
no colo da nuvem
amanda
a ilha
sarro de 30″
sarro de 30″ + 30″ finais

Deixe um comentário