Conjunto Melódico Norberto Baldauf – Ritmos Da Madrugada N.3 (1958)

Quero começar a postagem de hoje transmitindo meus sentimentos de pesar pelo falecimento do grande sambista Jamelão. Ao contrário dos outros blogs de música, não postarei hoje nenhum disco do artista. Infelizmente no ‘gavetão’ não tenho nada pronto e como já havia preparado outras coisas, deixarei minha homenagem para a próxima semana.
Para este domingo eu trouxe um grupo que até bem pouco tempo eu nunca tinha ouvido. Sabia da sua existência, mas nunca havia me despertado interesse. Isso aconteceu há uns dois anos atrás quando li uma reportagem falando do grupo. Nesta, diziam que o conjunto continuava na ativa, com mais de 50 anos de estrada, fazendo apresentações e tocando em bailes. Incrível! Por certo, este é o grupo mais antigo em atividade até hoje. O Conjunto Melódico Norberto Baldauf surgiu nos anos 50 em Porto Alegre. Era o conjunto de baile mais famoso e requisitado na cidade. Elis Regina também chegou a fazer parte do grup0 em alguns bailes da época. Do octeto, só ficaram mesmo o Norberto Baldauf (piano) e Raul Lima (guitarra) que até o ano passado ainda estavam fazendo apresentações.
“Ritmos da madrugada n.3” é o único lp de 12 polegadas da série. Um álbum feito essencialmente para dançar. Tanto assim que o lado A é contínuo, sem separação das faixas, assim como os discos da série “Feito para dançar” do Waldir Calmon. Outro detalhe que chama atenção é o batido característico em algumas faixas prenunciando a bossa. Um disco muito bom!

guacyra
feitio de coração
andalucia
luar insdiscreto
cevando o amargo
trepa no coqueiro
poema
aos pés da cruz
ave maria no morro
dança das horas
begin the beguine
saudade da bahia
ciau (oh! oh! ah! ah!)
baião de vassouras
lá vem a baiana

Deixe um comentário