Paulo Marquez – Doutor Em Samba (1959)

Aqui estou, ansiosamente esperado para trazer as novidades… E hoje, boas novas eu trago e espero que sejam inéditas. Tenho aqui este disco que, para quem não conhece, vai ser um toque mais que musical, especial! Podem comentar…
Paulo Marquez é um nome pouco lembrado (ou pouco falado?). Mineiro de Uberaba, este cantor começou sua carreira no final da década de 40 em sua cidade natal. Seu nome verdadeiro era José Marquez. Em Belo Horizonte, trabalhando na Rádio Guarani, adotou por sugestão do radialista Rômulo Paes o nome de Paulo Marquez. Sai do José e caí no Paulo, vai entender…? Seja como for, o cara acabou fazendo-se ouvir para além das montanhas de Minas. E como todo bom artista, acabou indo parar no Rio. Foi por lá, em 1956 que Paulo Marquez gravou seu primeiro disco, um bolachão de 78. Em 1958 grava o primeiro lp pela Columbia “Orgia de Samba”, acompanhado pelo Regional do Canhoto. O disco foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. No ano seguinte gravou novamente pela Columbia este que foi o seu segundo e mais importante disco. Não é preciso dizer muito, basta ler na capa e já podemos ter idéia do nível deste trabalho. Composições de Billy Blanco com arranjos e orquestração de Radamés Gnattali.
À propósito, na capa de apresentação deste álbum, coloquei a logomarca do TM apenas para cobrir o selo da loja, que algum infeliz fez o (des)favor de colar. Propaganda aqui, só se for cultural, musical e sem fins lucrativos. Né não? 🙂
.
samba de doutor
obrigado excelencias
camelô
o amor é cego
minha vida com teresa
coringa
na janela do mundo
feiúra não é nada
viva meu samba
estatuto de boite
vaca de presépio

Deixe um comentário