MPB-4 – Samba Bem (1964)

Na semana passada recebi do Lázaro, da comunidade MPB-6070 no Orkut, esta colaboração pra lá de rara e interessante. Trata-se do primeiro disco do MPB-4, um compacto duplo com quatro músicas. Sempre ouvi falar deste disquinho, mas nunca tive a oportunidade de ver ou ouvi-lo. De raro passou a esquecido. Agora, de um hora para outra, recebo este presente o qual irei compartilhar com vocês.
Como já é de praxe, fiz uma consulta rápida na rede para saber se o mesmo já havia sido postado. Não precisei procurar muito para chegar ao CB Vocal Groups, um blog musical muito bacana, especializado em grupos vocais brasileiros e estrangeiros.
Lá estava a verdadeira fonte, com todas as informações sobre o quarteto e seu primeiro disco. Carlos Braga é o autor do blog e amigo da turma do MPB-4. Tomo a liberdade de transcrever seu comentário a respeito do disquinho:
esta postagem é de dar água na boca…é uma gravação raríssima, inédita, que me foi carinhosamente ofertada pelo Magro Waghabi, que fez tudo: escaneou a capa, ripou, zipou, upou e me mandou tudo prontinho*. (Eu não resisto: AMIGO É PRÁ ESSAS COISAS….) Eu só vou correr pro abraço. O MPB4, repiso, é uma instituição, um ícone, um emblema e uma referência fundamental na história da música brasileira. Seu estilo, sua brasilidade, sua sonoridade própria e seu estilo inconfundíveis ainda vão ecoar por muito tempo, se Deus quiser. Valeu Magro, Miltinho, Aquiles e – ainda integrando o grupo nesta gravação, o Ruy Faria – amigo velho de guerra dos saudosos tempos da UFF.

Carlos Braga é também o autor de outro excelente blog, CB Latin Jazz Corner. Pode ir lá conferir (nos dois) que vocês irão gostar. Eu recomendo…

Arranjos vocais: Magro Waghabi
Arranjos instrumentais coletivos
Piano e flauta doce: Magro Waghabi
Contrabaixo: Silveirinha
Bateria: Murilo
Violão: Toninho
Flauta: Balu
*restauração TM

Deixe um comentário