Estamos Com Onze No V Festival De MPB TV Record (1969)

Alguém aqui pediu, a um tempo atrás, que fosse postado discos de festivais. Na medida do possível eu venho fazendo isso. Acho esses discos a celebração da criatividade musical brasileira, álbuns que nos mostra um leque variado de artistas. Gosto principalmente das gravações ao vivo, que nos remete ao tempo e registra ali um momento histórico. O disco que temos aqui não é exatamente um álbum oficial de festival, mas sim uma seleção dos artistas do ‘cash’ da RGE que participaram do V Festival da Música Popular Brasileira da TV Record em 1969. Este lp é uma jóia, que mesmo apesar de estar um pouco “debilitado”, eu não poderia deixar de apresentar. Infelizmente o vinil, com seus arranhões tão profundos quantos os sulcos, não passam despercebidos. É uma pena, mas apesar de tudo, vale conferir. Raridade!

1- de vera – novos baianos
2- hey mister – ary toledo
3- jeitinho dela – tom zé e novos baianos
4- alô helô – edgar e os tais
5- bola branca – claudia
6- casa azul – roberta faro
7- monjolo – maria odette
8- vou trocar de namorada – os três morais
9- bola pra frente – tom zé
10- tocha – expedito faggioni
11- falta uma rés – silvio aleixo

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

13 thoughts on “Estamos Com Onze No V Festival De MPB TV Record (1969)

  1. o seu blog é bem interessante, porém não consigo baixar nenhum disco já que todos os links estão inativos:
    file not found!!!

    Franz – SP

  2. Todos???
    Sei que temos alguns nessa situação, mas não todos. Verifique novamente ou envie-me a lista dos que você encontrou problemas, ok? Veja o endereço no blog.

  3. É você tem razão, eu me enganei, estava fazendo o procedimento errado. Na verdade alguns discos postados no mediafire ou no gigasize estão com problemas,me desculpe… Ai vão alguns interessantes que estão com problemas no link: Edy Star, Ruy Mauriti 1970, Sérgio Ricardo 1973, Solange Borges, Globo de Ouro… Mas repito, o seu blog é ótimo tanto pela qualidade dos discos, como pelo texto apresentado!!!

    Franz – SP

  4. Obrigado Franz, em breve estarei restabelecendo os link perdidos. Gostaria apenas de pedir que enviasse, através do e-mail, a relação daqueles com problemas. Fica mais fácil todos agrupados, ok?

  5. Este LP, com todas as suas limitações, registra um pouco do que foi o último festival de MPB promovido pela TV Record de São Paulo. Na época, a emissora estava em séria crise, abalada por uma sucessão de incêndios ocorridos naquele ano, dois deles em seus teatros Consolação e Paramount (atual Teatro Abril), e perdendo a primeira colocação em audiência para a (ainda hoje) poderosa Globo. Curiosamente, nem todas as músicas do disco, gravado ao vivo no Teatro Record Augusta, foram classificadas, e a vencedora, “Sinal fechado”, de Paulinho da Viola”, nem consta do disco, lançado pela RGE, porque Paulinho era contratado da Odeon. Destaque para as faixas com os Novos Baianos: “De Vera”, que seria mais tarde o primeiro sucesso do também primeiro LP deles, “É ferro na boneca”, em 1970, e “Jeitinho dela”, esta com o autor, o também baiano (de Irará) Tom Zé. “Bola branca”, com Cláudia, é de Paulinho Nogueira e ficou mais conhecida como “O jogo é hoje”. O rei das piadas, Ary Toledo (que entrou para o Guinness como o maior colecionador do gênero, com mais de SESSENTA MIL PIADAS arquivadas!), aqui comparece com “Hey mister”, parceria sua com Chico de Assis. O resultado final desse festival foi melancólico, agravado principalmente pela ausência de grandes nomes da MPB, então exilados no exterior, como Chico Buarque (Itália), Edu Lobo (EUA) e os baianos Caetano e Gil (Londres). Mesmo assim, o disco é um precioso documento histórico do último (mesmo) festival da Record.

  6. Augusto, o arquivo está expirado ou inexiste.
    Você poderia, por favor, repostar?
    Obrigado, parabéns pelo excelente trabalho e feliz ano novo,
    Ricardo Itaborahy

  7. Muito obrigado, Augusto.
    Teria muita curiosidade de saber qual a gravadora que se interessaria em lançar esses discos dos festivais.
    Se não fossem vocês, os blogueiros, esse material nunca viria à tona, ficaria encerrado num sarcófago para todo o sempre.
    Mais uma vez, obrigado.
    Ricardo

  8. Não consegui baixar o LP nos dois site, voce conseguiria repostar novamente, pois é a unica forma de se conseguir acesso às gravações dos festivais da antiga TV Record. Obrigado

  9. Olá. Também não consegui acesso, poderia repostar ou enviar por e-mail, gostaria muito deste lp. Obrigado.

Deixe uma resposta