Roberto Corrêa – Uróboro – Viola Caipira (1994)

Existem alguns trabalhos musicais onde o artista, além de ser artista tem que ser tudo. De produtor à empresário, de engenheiro de som à promotor e por aí vai… É este o caso de Roberto Corrêa, violeiro de mão cheia, acadêmico e músico independente. Embora como professor da UFB, suas pesquisas são geralmente voltadas para um trabalho pessoal. “A minha sensação é de que existe dentro de mim um vão muito grande que não foi preenchido com a tradição por causa de uma tragédia. Mas este vão existe e eu vou atrás de preenchê-lo. Na verdade, eu pesquiso para mim mesmo, o imaginário deste povo passa a ser meu”, afirma ele.
Neste disco, ele dá uma verdadeira aula de viola caipira, No encarte que acompanha e complementa o cd tem também um belo texto trilígue (em português, ingles e espanhol) sobre a
viola caipira e suas origens. Este texto eu não incluí porque se trata de um trabalho que pode ser encontrado e comprado diretamente com seu autor. Normalmente, não publico títulos recentes, em catálogo e de artistas que lutam para mostrar seus trabalhos e precisam vendê-los. Por essa razão, estou apenas apresentando o disco e dando um toque para quem gostou. Roberto Corrêa é um artista mais conhecido fora do Brasil e pouco divulgado aqui dentro. Sugiro que vocês visitem o seu site para conhecê-lo melhor e adquirir seus outros e maravilhosos trabalhos. Vale a pena…

1- baião do pé rachado
2- folia desmilinguida
3- lacuticho
4- cançãodo repente
5- lagoa morta
6- caninana do papo amarelo
7- urutu cruzeiro
8- jararaca chateadeira
9- cascaveu quatro ventas
10- peleja da siriema com a cobra
11- cocho do valo
12- lambança qu’imbalança
13- perobeira maria
14- anti-viola
15- desinfeliz
16- pinguela da fonte
17- araponga isprivitada
18- parecença
19- antiquera
20- mazurca pantaneira
21- arrevoada no caraça

Deixe um comentário