Jacob Do Bandolim – Primas E Bordões (1962)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Eu ando mesmo perdendo a noção do tempo. Eu estava certo de que hoje era o último dia do ano, nem me toquei que ainda era dia 30. Já ia eu me preparando para levar a turma aqui de casa para ver os fogos na rua. Não fosse eles me avisarem, eu agora já estaria vestindo minha paramenta branca, tradicional de reveillon. Não sei se foi culpa do chocolate ou dos remédios que tenho tomado para dor. Depois que se passa dos 40, o bicho pega. Quando chega nos 50 é que então a gente percebe que o bicho tá na cola. Se não ficar esperto, ele come… A merda da coisa é quando a mente tá num pique dos vinte e poucos e o corpo acompanhado a realidade. Mas deve ser pior quando a mente também sucumbiu ao tempo. Sem essa, tô fora! Tô me sentindo agora muito melhor, sabendo que ainda tenho mais um dia no ano. Quer dizer, fiquei um dia mais novo, hehehe…

Eu havia planejado postar este disco do Jacob do Bandolim no primeiro dia do ano. E hoje, tivesse permanecido no engano, estaria aqui postando os meus votos de ‘feliz ano novo’. Vamos então passar o Jacob para o penúltimo dia do ano. Com certeza só irá abrilhantar nosso encerramento.
Eis aqui um belíssimo álbum, lançado em 1962, pela RCA Victor. Por certo, um lp bem conhecido de todos, divulgado em diversos blogs e sempre comentado quando o assunto é Jacob do Bandolim. Foi também relançado em 2006, no formato cd, pelo Instituto Jacob do Bandolim, dentro do livro “Tocando com Jacob”, onde foram publicadas as partituras, com transcrições para outros instrumentos e ainda os ‘play back’, de “Primas e Bordões” e “Chorinhos e Chorões”, para que se possa tocar, na base do ‘karaokê’ instrumental.
“Primas e Bordões” traz um belíssimo repertório de chôros e duas valsinhas, que hoje já se tornaram clássicos. Nem vou comentar. Mas vale destacar a presença dos músicos Benedicto César, Carlos Leite e Dino 7 Cordas, nos violões; Jonas Pereira da Silva, no cavaquinho; Luiz Marinho, no contrabaixo; o percussionista Pedro Santos (Sorongo) e os ritmistas Gilberto D’Avila, Plínio e Jaime, que fazem o som do Jacob ficar ainda mais rico. Uma beleza de disco que não poderia faltar aqui no Toque Musical. Confira aqui e corra depois atrás do livro/cd, que é ótimo!
teu beijo
falta-me você
araponga
minha gente
meu chorinho
glória
um bandolim na escola
naquele tempo
a gingra do mané
gorgulho
negrinha
o vôo da mosca

Deixe um comentário