Fazenda Modelo – Terra Boa (1976)

Para falar sobre este conjunto, eu hoje, preguiçosamente resolvi incluir um texto do jornalista Aramis Millarch, publicado originalmente no jornal Estado do Paraná, em setembro de 76. Leiam porque este disco é uma raridade pura. Vale conferir este toque musical…
” Terra Boa” (CBS, 137949, setembro/76) temos um novo grupo vocal-instrumental, o Fazenda Modelo, que embora a respeito do qual não se disponha até o momento (21/09/76) maiores informações, pode se afirmar de se tratar de brasileirissimos jovens, preocupados em valorizar a autêntica forma de canção rural brasileira, tão marginalizada pelas ditas elites brasileiras, para expressar as suas criações. Com exceção do sucesso do cearense Ednardo (“Pavão Mysteriozo”) e de uma longa reverência a Luiz Gonzaga, com a inclusão de trechos rápidos de 11 de seus maiores sucessos (” Asa Branca”, ” Chofer de Praça”, ” 17 e 700″, ” Baião”, ” Embalança”, ” Calango da Lacraia”, Derramando o Gas”, ” Forró no Escuro”, ” Siri Jogando Bola”, ” A Volta da Asa Branca” e ” Assum Preto”), todas as demais composições são dos próprios integrantes do Fazenda Modelo. Que, dão um exemplo de “country”: ao invés de simíescas imitações dos caipiras de Nashville & adjacências (válidos, mas para a realidade americana), Beto Prado (violão, baixo, viola de 12 e 10 cordas, guitarra e harmônica), Carlos Papel (violão, vocal), João Guimarães (bateria, percussão), Preguinho (percussão) e Kátia (vocal/ Percussão) mergulham em nossa realidade cabocla, retirando da temática rural os temas para 11 músicas da maior força. Pode-se gostar ou não das músicas apresentadas pela Fazenda Modelo, mas é inegável a honestidade e sentido de amor a cultura popular, sem macaquices , assumindo o canto do povo do Interior, presente em faixas como “Roça”, “Cambori”, “Terra Boa”, “Véio Chico” , “Cumpadre Mané Vito” e, principalmente, “Sete Léguas”. Num momento que a música rural brasileira necessita, urgentemente, uma revisão, o trabalho do deste septeto nos parece da maior honestidade e oportunidade. E o elepe em que são apresentados já mostra os bons ventos que começam a soprar na CBS , com a contratação de Jairo Pires para sua direção artista : uma detalhada contracapa, produção esmerada, valorizada pela participação de quatro excelentes músicos – Copinha e Jorginho nas flautas; Waltel Branco na guitarra havaiana e Moacir Freitas no oboé . Waltel e Orlando Silveira, alias, são os responsáveis pelos arranjos das faixas “Pavão Mysteriozo” e “Obrigado, Luiz Gonzaga”, enquanto que as demais ficaram a cargo dos próprios integrantes da Fazenda Modelo.

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

11 thoughts on “Fazenda Modelo – Terra Boa (1976)

  1. Eu posso ajudá-lo. Tenho este vinil com autógrafo dos artistas. Deixe seu e-mail que eu entro em contato, ok?

  2. Cara que demais… Meu pai e minha mãe são desta banda (Beto Prado e Kátia Prado).. Vivi parte da minha vida isso ai e, nunca imaginei encontrar este disco para download.. Parabens ao blog que este disco é famtastico mesmo !!

    Abs
    Felipe

  3. eu gosto muito desta banda e curto a quase 40 anos, eu gostaria de saber se em seu repertorio esta encluida a musica “OLIVIA ” se alguem souber me informe desde de ja meus agradecimentos.

  4. Eu adorava esse disco, ouvia direto. Acabou sumindo no meio dos vinis. Gostaria muito de poder escutar as músicas de novo, mas todos os links que encontro foram apagados. Por que tanto mistério?

  5. Gostaria de saber onde posso baixar. Alguém sabe, pois os links acima estão Off.
    Por enquanto obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta