Véu De Noiva – Trilha Original Da Novela (1969)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Entre tantos temas e trilhas postados aqui no Toque Musical, um disco que eu sempre pensei em postar foi este da trilha da novela da Rede Globo, “Véu de Noiva”. Da novela eu não me lembro, mas a sua trilha é inesquecível. Isso, para mim, se deve ao fato de que naqueles tempos as trilhas eram feitas exclusivamente para as novelas. Era um trabalho dedicado e primoroso, de identificação imediata com seus personagens ou ação. Para compor temas com esse conceito, só mesmo recrutando artistas e compositores talentosos. Embora eu não assista à novela, sei que as de hoje em dia, somente os temas de abertura são realmente valorizados, as vezes oficiais. As demais, acabam entrando na trilha por conveniência, jabás, oportuni$mo e outras incompetências, típicas das novas gerências, que de música não entendem nada.

Em “Véu de Noiva”, novela de Janet Clair, encontraremos um excelente exemplo de trilha sonora. Músicas perfeitas, valorizando os temas instrumentais. As músicas cantadas foram escolhidas a dedo, dentro de uma sintonia com o drama. Também, nessa época, quem estava por trás da produção era gente competente, era o Nelson Motta. Podemos encontrar aqui pérolas como “Teletema”, de Tibério Gaspar e Antonio Adolfo; “Tema de Luciano”, de Cesar Camargo Mariano (interpretada aqui por Luiz Eça); a belíssima “Azimuth”, de Marcos Valle e Novelli… Putz, só musicão! Segue a baixo a relação de todas elas. Quem ainda não ouviu essa trilha, não sabe o que está perdendo. Taí mais uma chance…
tema de luciano – luiz eça
tele tema (tema de amor) – regininha
azimuth (mil milhas) – apolo IV
gente humilde – márcia
depois da queda (tema de flor) – roberto menescal
irene – elis regina
andréa – joyce
azimuth (tema de marcelo) – apolo IV
teletema (tema de amor) – regininha e laércio
irene – wilson das neves
abertura – the youngsters
teletema (tema de amor) – claudio roditi

5 pensamentos em “Véu De Noiva – Trilha Original Da Novela (1969)

  1. Muito boa essa trilha, valeu pelo “toque”! :)
    E parabéns pelo sucesso do blog – após ler os vários comentários já reparei que tem até tiete oficial de plantão. ;)

  2. Enfim, estou de volta ao Toque Musical! Agora para falar a respeito deste que foi o primeiro LP com trilha sonora de novela da Globo a ser lançado. Antes de “Véu de noiva”, a Globo só fazia dramalhões de época ao estilo mexicano, com tramas absurdas e lacrimosas. Foi aí que veio “Beto Rockfeller”, na finada Tupi, e a Globo resolveu produzir novelas ambientadas ao modo de vida dos brasileiros. Tanto que o slogan de “Véu de noiva” era “A novela verdade, uma novela onde tudo acontece como na vida real”. E aí a Globo incumbiu a Philips de lançar a trilha sonora, sob a égide do produtor Nélson Motta. E eu destaco principalmente a música “Gente humilde”, mais lembrada na interpretação de Ângela Maria, mas que na verdade foi lançada por Márcia, no registro que você encontra aqui. “Teletema” é outro clássico, aqui em interpretações diferentes, sendo a versão cantada com Regininha. Documento histórico, simbolizando a abertura de um novo e bem sucedido espaço para compositores e intérpretes da MPB. A Philips continuou lançando as trilhas das novelas da Globo até 1971, quando a empresa criou seu próprio selo: a Som Livre.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>