Música Na Côrte Brasileira Vol. 4 – Na Côrte De D. Pedro II (1965)

Muito bom dia, amigos cultos e ocultos! Seguimos nesta terça feira (de clássicos e eruditos) com mais um volume desta bela e rara coleção intitulada “Música na Côrte Brasileira”. Como eu já havia comentando, esta série é composta de cinco volumes, mostrando um panorama da música no período do Brasil Império. Quem, por desventura, não percebeu os outros volumes, pode voltar algumas páginas, as três últimas terças feiras, nas quais eles foram postados.
Neste quarto volume, como se pode ver na capa, encontraremos a música na Côrte de D. Pedro II, quando este ainda vivia a sua fase juvenil. Conforme o texto de contracapa de Andrade Muricy, “o período de incertezas e agitação política, em que transcorreram a menoridade do Imperador menino, D. Pedro II, filho de musicista, fez estudos musicais muito menos acurados do que os seus pais. Ainda assim criou condições para a formação de peronalidades como Carlos Gomes e Pedro Américo. Assistia aos espetáculos de ópera e aos concertos dos Clubes Mozart e Beethoven, que fazia questão de prestigiar.
Temos assim, neste lp, obras do paulista Elias Álvares Lôbo (1834-1901) – autor da primeira ópera composta e representada no Brasil; do carioca Henrique Alves de Mesquita (1838-1906); dos portugueses Pedro Teixeira Seixas e Luiz Inácio Pereira; de Eleutério Feliciano de Senna e finalmente Louis Moreau Gottschalk (1829-1869), compositor americando que por aqui viveu, autor da belíssima “Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro”. Putz, estava me esquecendo… tem também o italiano Saverio Mercadante (1795-1870) com a sua “Exulta, Oh Brasil”.
Como nos outros volumes, temos à frente a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, sob a batuta do Maestro Alceo Bocchino.

a louca (abertura) – elias álvares lôbo
a noite no castelo (abertura) – henrique alves de mesquita
o triunfo do amor (abertura) – pedro teixeira seixas
a castanheira (abertura) – luiz inácio pereira
andante para grande orquestra – eleutério feliciano de senna
banjo – louis moreau gottschalk
bamboula – louis moreau gottschalk
exulta, oh brasil – saverio mercadante

Deixe um comentário