Coleção Momentos De Ternura – Coledisc (1966)

Olá amigos cultos e ocultos! Enfim, o Natal está chegando e como sempre, eu deixo tudo para a última hora. Ainda nem comprei os meus presentes. Vou ver se faço isso hoje e domingo. Por certo o comércio vai estar aberto. Em virtude dessa confusão natalina, eu resolvi adiantar as coisas por aqui. Já, previamente, postei alguns discos com temas natalinos. No domingo vou dar uma pausa e só volto para fechar o fim de ano. Por enquanto e para tanto, eu hoje vou presentear os amigos com uma super postagem. Vou dar de cara para vocês uma coleção completa com músicas que vão ajudar a embalar os festejos natalinos e de passagem de ano. É claro que eu estou falando aqui para pessoas como eu (amigos cultos e ocultos), que escutam música com outros olhos. Por gosto e por curiosidade. Por amor ou simples vontade. Por hoje e por ontem 😉 É isso aí! As pessoas precisam ouvir mais música e tê-las em suas vidas não apenas por diversão. Conhecer, reconhecer, entender e perceber. São verbos com intensões semelhantes, mas que nos dão uma dimensão muito maior do que é a música. Se malandro soubesse…
Pois é, ouvindo com outros olhos, eu trago então para vocês seis álbuns que fazem parte da “Coleção Momentos de Ternura”, do selo Coledisc. Em outros momentos eu cheguei até postar alguns desses discos separadamente. A Coledisc era um selo que produzia e distribuía música de maneira estritamente comercial, voltada para um formato, geralmente, de coleções como esta. A impressão que eu tenho é que a Coledisc trabalhava com estoques, sobras e projetos fonográficos da chamada ‘segunda linha’, muitas vezes versões de sucessos da época interpretadas por músicos fantamas, ou melhor dizendo, músicos cujos os créditos eram dispensados em troca de outros, pomposos e pretensos nomes internacionais. A ideia era criar gêneros e a esses dar um nome apropriado. Em outras palavras, produziam discos com artistas inventados, pseudônimos internacionais, que ajudavam a vender melhor seus produtos. A mineira Paladium foi outra que seguiu a mesma linha, inclusive trocando figurinhas com a Coledisc. Alguns dos fonogramas que estão nesses discos também podem ser encontrados nas coleções da Paladium. Esses discos eram vendidos por correspondência, através de vendas domiciliares ou  pelo correio.
Nesta coleção que eu lhes apresento temos gêneros musicais diversos, que vão da Bossa Nova, Jovem Guarda, temas de cinema, música mexicana, paraguaia e italiana. Tudo de acordo para agradar a toda a família. Embora cada disco tenha lá a performance de uma artista ou conjunto, suponho eu que muitos desses álbuns foram gravados pelos mesmos instrumentistas, músicos até famosos, mas que aqui aparecem ocultos por trás de nomes como o Conjunto Balambossa; Conjunto Românticos del Mexico; Paulo Contreras Y Su Harpa; The Honey Boys; The Romantic Players of Beverly Hills e The Veneto Quartet.
drink na praia
people
and i love you
nature boy
fio de esperança
preciso aprender a ser só
não quero ver você triste
the shadow of your smile
adventures in paradise
naked city
limelight
three stars will shine tonight
historia de un amor
perfidia
cuando calienta el sol
cuando tu me queiras
oracion caribe
y
sabore mi
la hiedra
amor amor amor
el loco
encadenados
la barca
fantasia oriental
aquellos ojos verdes
mi dicha lejana
mis noches sin ti
pájaro chogui
harpa paraguaia
tren lachero
nunca aos domingos
el reloj
como ti extraño mi amor
fantasia paraguaia
cuando calienta el sol
a taste of honey
roberta
arriverdeci amore mio
n’avoue jamais
allora si
isabelle
non son degno di te
il silenzio
dear heart
sob o céu de paris
querida
se piangi si ride
ma vie
the sound of music
abraça-me forte
que c’est triste venise
dançando sobre a estrela
io che non vivo senza te
rosas vermelhas para uma dama triste
casa d’irene
o home que não sabia amar
o mio signore
comiciano ad amarci

torna a sorriento
arrivederci roma
santa lucia
o sole mio
anema e cuore
mattinata
cuore ‘ngrato
picolissima serenata
mamma
accarezzane
dicintello vuie
marechiare
.

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

3 pensou em “Coleção Momentos De Ternura – Coledisc (1966)

  1. Augusto,

    Obrigado por mais um ano de tanto trabalho e tantas postagens.
    Desejo a você e aos seus um Natal de muita Paz e um ano novo com muita saúde e prosperidade.
    Boas Festas.
    Ernani

    P.S. – Muito boa essa coleção. Não conhecia.

  2. Muito interessante a matéria. Me lembro de todos esses discos e os artistas eram fictícios. Não sabia disso.

Deixe uma resposta