Nazaré Pereira – Amazonia (1980)

Bom dia a todos! Eu havia prometido colocar a casa em ordem neste fim de semana, mas realmente não deu. Troquei o fim de semana sentado na frente do computador por um sábado e domigo nas trilhas, pedalando pelas montanhas aqui de Minas. As noites foram para descansar. Um ‘chocolatezinho básico’ para relaxar e um filmezinho, que agora eu assisto na cama, deitado, no meu Mac 😉 No máximo que consegui foi manter o ritmo das postagens. Tardei, mas não faltei 🙂
Começamos a semana com este disco que só pela capa encanta qualquer um. Mas sua beleza não fica só na estampa. Temos aqui a cantora, compositora e atriz Nazaré Pereira, uma artista, nascida em Xapurí, no Acre, que vem desde os anos 70 levando, através de sua arte, a música e a cultura do Norte para o resto do Brasil e principalmente para a Europa. Aliás, acredito eu, que ela seja mais conhecida lá fora do que aqui no Brasil. Isso se deve muito ao fato de Nazaré ter vivido muitos anos na França, local onde ela gravou a maioria dos seus discos.
“Amazônia” foi também gravado na França, em 1979, através do selo  Cezame. Lançado no Brasil no ano seguinte pela Top Tape, o disco traz alguns de seus maiores sucessos, como “Xapurí do Amazonas” e “Flexa de fogo” (de sua autoria), além de outras composições famosas como “Riacho do navio” (de Luiz Gonzaga e Zé Dantas), “Sodade meu bem, sodade” (de Zé do Norte e A. do Nascimento), “O Baião em Paris” e “Kalú” (de Humberto Teixeira), “Boi bumbá” (de Waldemar Henrique) e mais… Disco bacana, bem produzido e imprescindível em nosso Toque Musical. Confiram…

xapurí do amazonas
riacho do navio
baia véia baia
sodade meu bem , sodade
flecha de fogo
o baião em paris
o que vier eu traço
forró no escuro
nuvens que passam
kalú
boi bumbá

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

8 thoughts on “Nazaré Pereira – Amazonia (1980)

  1. Nazaré Pereira tem família em Icoaraci, um distrito de Belém, famoso pelo artesanato e gente boa demais! 🙂
    E embora ela seja muito festejada na Europa, aqui em Belém, ela não só é conhecida como homenageada sempre. Festas juninas não são feitas sem seu repertório.

    Dan

  2. É sim.
    Na música Xapuri do Amazonas ela canta:

    “Lá no Xapuri, lá no Xapuri,
    lá em Icoaraci, lá em Icoaraci”

    rsrsrsrs.

    Dá-lhe Nazaré!
    Dan

  3. E verdade tambem que ela fiz careira em França. Nazaré Pereira foi a primeira artista brasileira que eu vi na tv. Comprou este disco anos depois e sempre gosto.

  4. se você observar bem, verá que está tudo muito bem explicado. Infelizmente a maioria das pessoas não se dão ao trabalho de ler as postagens e nem ao menos as orientaçoes explícitas no blog. Todas as postagens trazem links válidos por mais de 4 meses. Quem nao pegou, eu sinto muito. Não tenho como ficar repondo diariamente tantos links que me são solicitados. Até porque, este blog não recebe nada em troca. Mal, mal, um obrigado e olhe lá. Quem quer corre atrás, acompanha e participa e a esses eu procuro sempre ajudar. Sem dúvida é frustrante ver uma coisa que se quer e não ter mais como acessá-la. Infelizmente, tudo que é dinâmico é assim. Tem inicio, meio e fim.
    Por favor, leia as informaçoes do blog e se intere das coisas. Nem tudo está perdido Vai lá…

Deixe uma resposta