Zezinho E Os Copacabana – Um Coquetel E Uma Dança (1961)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Começamos a semana com um disco bem bacana e que certamente irá atrair o interesse de muitos por aqui. Lançado originalmente em 1957 sob o título de “Mesa de Pista”, este álbum de Zezinho e Os Copacabana foi relançado alguns anos depois, na década de 60, sob o título de “Um Coquetel, Uma Dança” com uma nova capa (feita por César Vilela), para o selo Imperial. Como já sabemos, o selo Imperial era uma espécie de subsidiária da Odeon. Foi criada por André Midani para vendas pelo correios e a domicílio e segundo contam, por algum tempo, vendia mais discos que a própria Odeon.
Este lp é um bom exemplo de um disco feito para dançar, mesclando a música americana (o jazz e o blues), com a brasileira (o samba). Foram diversos os conjuntos e orquestras que atuavam no mesmo estilo, na cena musical de Copacabana, no Rio de Janeiro dos anos 50, assim como faziam Zezinho e Os Copacabana. Numa época em que músicos e maestros, influenciados por arranjos sofisticados, buscavam inspiração em orquestras como a de Stan Kenton. Um tendência seguida pelos passos pioneiros de Radamés Gnattali, que já nos anos trinta fazia a fusão do samba com o jazz.
Em “Mesa de Pista” ou “Um Coquetel, Uma Dança”, se preferirem, temos de um lado um ‘pout pourri’ com temas nacionais e internacionais, numa sequência sem pausas, feita exatamente para se poder dançar por mais tempo. Do outro lado segue uma série de sambas clássicos em arranjos exclusivos feitos por alguns dos próprios componentes do conjunto, Al Quincas, Astor e Vadico.
Taí um disquinho que merece comentários e outros complementos. Eu, por aqui, já estou passando da minha hora. O trabalho me chama. Vão conferindo aí…
pout pourri:
wabash blues
adios
baião caçula
de papo pro á
pois é
chora cavaquinho
dulce y amoroso
begin the beguine
tiradentes
faceira
feitio de oração
morena boca de ouro
homenagem
longe dos olhos
não dou conselho

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

2 thoughts on “Zezinho E Os Copacabana – Um Coquetel E Uma Dança (1961)

Deixe uma resposta