Baden Powell & Stephane Grappelli – La Grande Reunion (1974)

Bom dia amigos cultos e ocultos! A semana aqui para o meu lado continua quente e em todos os sentidos. Muita coisa boa para postar, mas também muitas outras com que me preocupar. Abril, normalmente é um mês atarefado e eu peno para não ficar para trás. Mas sem música diária eu não aguento, preciso dela para adoçar a vida e acalmar meu espírito.

Por falar em adoçar e acalmar, eis aqui um bom paliativo como poucos. Um lp auto astral, com todas as qualidades necessárias para fazer da segunda feira um dia feliz. Vamos hoje conferir outro disco com o nosso grande Baden Powell. Desta vez ele vem acompanhado pelo violinista franco italiano Stephane Grappelli, um dos grandes nomes do jazz europeu. “La Grande Reunion” foi gravado em Paris, em 1974 e lançado pelo selo francês, Festival. No Brasil o disco foi editado, masi ou menos na mesma época, pelo selo Imagem, de Jonas Silva, um dos ‘garoto da lua’ que veio a ser substituído por João Gilberto (um dia ainda quero falar sobre o Jonas e suas aventuras fonográficas). O certo é que este álbum marca o encontro de Baden com Grappelli, num trabalho de gravação feito em apenas dois dias. O disco traz um repertório essencialmente de Bossa Nova, ou exclusivamente de música brasileira. O violino e o estilo de Grappelli são muito próprios e de uma certa forma, domina toda a gravação. Bem porque, ele aqui é quem ‘entra de sola’, Baden fica mais na marcação. Mas sem ele para abrir o caminho, dificilmente Grappelli e sua turma -formada por Guy Pedersen no contrabaixo, Pierre Alain Dahan na bateria e Clément de Waleyne na percussão – chegariam a esse resultado. Ah, é bom lembrar também da participação de Jorge Rezende, que ao lado do grupo, ajuda no tempero da percussão brasileira. Taí um álbum muito bom de se ouvir. Bem tocado em outros blogs e agora também no nosso Toque Musical 😉
eu vim da bahia
meditação
berimbau
desafinado
samba de uma nota só
isaura
amor em paz
brazil

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

7 comentários a “Baden Powell & Stephane Grappelli – La Grande Reunion (1974)

  1. Élcio, eu, sinceramente, espero que as minhas criações sejam mesmo copiadas e compartilhadas. Exclusividade, para mim, só no lançamento, depois eu quero mais é que as pessoas usufruam e passe para frente mesmo.
    Infelizmente, há alguns blogs que também copiam o meu pobre texto e os coloca como sendo deles. Mas eu também não ligo porque sei que quem está a procura acaba chegando na fonte. O negócio é isso… compartilhar informações.

  2. grande augusto ! nessa você matou a pau, como em centenas de outras postagens !.. baden powell e grapelli juntos é pra matar o véio mesmo.. duas paixões musicais que tenho.. muit obrigado, meu amigo!

  3. Augusto, sou apaixionado por seu blog, sou francês morando faz pouco no Brasil, eu adoro a musica brasileira, coloco algumas de suas musicas nos meus bloguinhos ou . Eu queria precisar que Stephane Grapelli nao era italiano mas 100% francês e sobre tudo o parceiro de Django Reinhardt e um dos criadores do Jazz Hot Club de France, talvez a melhora banda de jazz na França do seculo XX

Deixe uma resposta