Viva A Gente (1969)

Olá, amigos cultos e ocultos! Aqui estamos nós de volta,.. E as nossas postagens de compactos ainda não encerrou. Vamos continuar trazendo os disquinhos de 7 polegadas, fiquem tranquilos!
Estive passeando, viajando pelo Sul e como sempre explorando pelas cidades onde passei, os sebos e lojas de discos que ainda resistem, espalhados por aí. Eu sempre tenho a esperança de encontrar alguma coisa rara e interessante. E geralmente eu encontro. Desta vez achei mais discos estrangeiros, que no caso, não serve para o nosso blog, mas ainda assim consegui alguns nacionais para compartilhar com vocês. Retomando as postagens, entre lps e compactos, vamos hoje trazendo um disco que eu fui descobri lá em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Por estranho que possa me parecer, nunca tinha visto ou ouvido este disco antes. De cara, pela capa e pelo selo já senti que tinha algo interessante aqui.Viva a Gente! O que seria isso? Pensei numa coletânea ou algo assim. Infelizmente, no momento da compra, não foi possível ouvir e nem pelo selo ou verso da capa eu consegui entender do que se tratava. Foi só agora, de volta, pude ouvir e pesquisar sobre ele. Descobri que se trata da ‘versão brasileira’ de um movimento jovem surgido nos anos 60, trazido por um grupo coral alemão chamado “Sing Out Deutschland”, que em 1966 se apresentou no Brasil. Este grupo trazia em sua música mensagens e sentimentos positivos, de motivação, buscando mobilizar a juventude da época para a construção de um mundo melhor. O lema era ‘honestidade, pureza, altruísmo e amor’. Uma ideia nova que surgia e encantava pelos seus objetivos. Era algo que, indiretamente, tinha um misto de movimento hippie (de paz e amor) com os movimentos jovens da igreja católica. O grupo Sing Out passou por diversas cidades da região sudeste e sul do país. Motivou muitos jovens a fazerem músicas com esse espírito positivista e deixou por aqui um embrião. Surgiu em Joinville, SC, um movimento/coral, o coletivo Viva a Gente, um grupo coral formado com mais de 50 integrantes. Este grupo, segundo contam, fez muito sucesso se apresentado por diversas cidades do sul, conseguindo inclusive gravar este disco, lançado em 1969 pelo selo Philips, com músicas, em sua maioria, versões do ‘Sing Out Deutschland’.
Existem na rede alguns sites e blogs que falam sobre o ‘Viva a Gente’, relatos de pessoas que participaram do movimento. Vale a pena conhecer. Quanto ao disco, com certeza, é uma peça rara, que eu só poderia ter encontrado mesmo no Sul. E olha que por lá ninguém sabia também do que se tratava! Creio que este disco nunca chegou a ser apresentado assim, para recordar e baixar… Só mesmo através de blogs como o Toque Musical, não é mesmo? 😉

viva a gente
américa latina
brasília
água para um país sedento
de que cor é a pele de deus?
sê jovem de coração
não estacione
olhe para o futuro confiante
escuta a voz
hoje, não amanhã
está errado
liberdade
.

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Deixe uma resposta